26/08/2025

Falta de consultas regulares aumenta chance de doenças graves na visão

A falta de consultas oftalmológicas regulares pode levar ao atraso no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento de doenças oculares graves e irreversíveis, incluindo glaucoma, catarata, retinopatia diabética, degenerações e mesmo tumores. O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em nota, a entidade alerta que, sem as chamadas consultas regulares, onde o paciente passa por exames preventivos, o risco aumenta, enquanto o diagnóstico tardio reduz as chances de cura ou de êxito nos tratamentos oftalmológicos.
19/05/2025

Saúde estadual reforça importância da doação de leite materno

Goiânia - A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reforça a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano como uma prática que salva vidas. Celebrado nesta segunda-feira (19/5), o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano evidencia o papel essencial do alimento na proteção imunológica, no desenvolvimento afetivo e no crescimento saudável do bebê. A data marca ainda a Semana Nacional de Doação de Leite Humano.
11/04/2025

Mortes suspeitas elevam alerta da dengue em Caiapônia

O secretário de Saúde de Caiapônia, Dr. João Bosco Carneiro, fez um alerta urgente à população durante entrevista ao Jornal RDR. Segundo ele, os casos de dengue no município aumentaram de forma acelerada nos últimos dias, provocando lotação no hospital municipal. “Se continuar nesse ritmo, não teremos mais leitos disponíveis para internação. Já temos 28 pessoas internadas por dengue, e a capacidade do hospital é de no máximo 34 a 36 pacientes”, alertou.
17/04/2025

João Bosco pede que população use os postos de saúde antes do hospital

Durante entrevista na Rádio Serra Azul, o secretário de Saúde de Caiapônia, Dr. João Bosco Carneiro, falou sobre a organização do atendimento médico no município durante o feriado prolongado. Ele alertou que, de quarta-feira até segunda-feira, os postos de saúde (UBSs) ficaram fechados, com os atendimentos concentrados exclusivamente no Hospital Municipal.
25/04/2025

Aumentam casos de AVC em jovens

Nos últimos anos, houve aumento no caso de jovens que sofrem AVC. Um estudo recente mostrou que os casos subiram de 30,4 para 37,3 por 100 mil habitantes, com expectativa de crescimento nos próximos anos, especialmente nos casos de AVC isquêmico. O estilo de vida moderno, marcado pelo estresse, sedentarismo e alimentação inadequada está entre os principais fatores que contribuem para esse aumento. O médico neurocirurgião, Sandoval Carneiro, comentou essa problemática na RDR. O médico explicou se os sintomas do AVC em jovens são semelhantes aos observados em outras idades e apontou o que os jovens precisam evitar como prevenção contra o AVC. Acompanhe na íntegra:
03/11/2025

Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Campanha de conscientização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para os riscos aumentados que os portadores de diabetes tem de desenvolver a retinoplastia diabética, doença que pode causar a perda parcial ou total de visão. Segundo o CBO há estudos que indicam que 4 em cada 5 pacientes crônicos tem risco de comprometimento por retinoplastia em algum grau. A doença afeta os vasos sanguíneos da retina, alvo principal nesta campanha. Durando todo o mês de novembro, a mobilização promovida pela CBO começa neste sábado (1º), com uma maratona online de conscientização e o início de um calendário de mutirões de atendimentos em diversas regiões do país, voltados ao diagnóstico e ao tratamento precoces. Os mutirões, organizados por município, podem ser pesquisados pelo site da campanha.
17/12/2024

Concluído o Complexo de Saúde de São Luís

Finalmente o prédio que foi iniciado para ser uma UPA, e que ficou inacabado e abandonado por mais de uma década, foi concluído para uma importante finalidade. Nele foi instituído o Complexo de Saúde Cida Reis. Além da administração da Saúde Pública de São Luís de Montes Belos, vão funcionar no mesmo prédio, situado ao lado da Policlínica e nas proximidades do Lago Municipal Josias Alves, um centro de reabilitação regional e o SAMU. A secretária municipal de Saúde, Adriana Papel, anunciou no Jornal RDR o início dos atendimentos no Complexo de Saúde a partir de janeiro de 2025. Ouça!
08/10/2024

Policlínicas abrem portas para exames de mamografia

A Secretaria da Saúde (SES-GO) realiza a campanha Outubro Rosa – Goiás Todo Rosa. A ideia é conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, principalmente aquelas a quem, pelas diretrizes brasileiras, recomenda-se o exame de mamografia a cada dois anos na faixa etária entre 50 e 69 anos.
13/01/2025

Secretaria de Saúde Alerta População de Caiapônia para Riscos da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Caiapônia emitiu um alerta importante para a população sobre a necessidade de intensificar os cuidados na prevenção da dengue. Apesar de os casos registrados no município estarem abaixo de 10 até o momento, o Secretário de Saúde, Dr. João Bosco Carneiro, reforçou a importância de manter a vigilância constante para evitar uma possível epidemia.