28/02/2025

Iporá sem Carnaval: Prefeitura justifica prioridade para saúde

Na véspera do Carnaval 2025, final de semana de grande movimentação, muitas cidades da região entram no clima da festa. No entanto, em Iporá, a festa de Carnaval não será realizada com recursos públicos. A Prefeitura divulgou nas redes sociais a decisão, justificando que, embora reconheça a importância do evento, outras prioridades exigem mais atenção neste momento.
12/12/2024

A partir de janeiro, Ipasgo Saúde tem nova tabela de planos

O Ipasgo Saúde terá, a partir de janeiro de 2025, nova tabela para os planos de saúde. Nela, a contribuição mínima para os servidores assistidos por meio de percentual sobre a remuneração será de R$ 129,33 e a máxima, de R$ 1.168,69, ambas para atendimento a todo o grupo familiar, composto por titular, cônjuge e filhos.
03/11/2025

Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Campanha de conscientização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para os riscos aumentados que os portadores de diabetes tem de desenvolver a retinoplastia diabética, doença que pode causar a perda parcial ou total de visão. Segundo o CBO há estudos que indicam que 4 em cada 5 pacientes crônicos tem risco de comprometimento por retinoplastia em algum grau. A doença afeta os vasos sanguíneos da retina, alvo principal nesta campanha. Durando todo o mês de novembro, a mobilização promovida pela CBO começa neste sábado (1º), com uma maratona online de conscientização e o início de um calendário de mutirões de atendimentos em diversas regiões do país, voltados ao diagnóstico e ao tratamento precoces. Os mutirões, organizados por município, podem ser pesquisados pelo site da campanha.
04/11/2025

Quem negocia, economiza! Saneago negocia débitos até 30 de novembro

A Saneago deu início a mais uma edição do programa de negociação de débitos: o Sanear 2025. Com o slogan Quem negocia, economiza, a iniciativa oferece condições facilitadas para que os clientes regularizem suas contas, evitando medidas como corte no fornecimento de água, negativação e protesto em cartório. O programa segue até o dia 30 de novembro e contempla consumidores com débitos vencidos até maio de 2025, referentes aos serviços de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário. Todos os débitos podem ser negociados, mas os descontos são aplicáveis apenas sobre valores com vencimento até essa referência.
13/01/2025

Secretaria de Saúde Alerta População de Caiapônia para Riscos da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Caiapônia emitiu um alerta importante para a população sobre a necessidade de intensificar os cuidados na prevenção da dengue. Apesar de os casos registrados no município estarem abaixo de 10 até o momento, o Secretário de Saúde, Dr. João Bosco Carneiro, reforçou a importância de manter a vigilância constante para evitar uma possível epidemia.
25/04/2025

Aumentam casos de AVC em jovens

Nos últimos anos, houve aumento no caso de jovens que sofrem AVC. Um estudo recente mostrou que os casos subiram de 30,4 para 37,3 por 100 mil habitantes, com expectativa de crescimento nos próximos anos, especialmente nos casos de AVC isquêmico. O estilo de vida moderno, marcado pelo estresse, sedentarismo e alimentação inadequada está entre os principais fatores que contribuem para esse aumento. O médico neurocirurgião, Sandoval Carneiro, comentou essa problemática na RDR. O médico explicou se os sintomas do AVC em jovens são semelhantes aos observados em outras idades e apontou o que os jovens precisam evitar como prevenção contra o AVC. Acompanhe na íntegra:
08/05/2025

Rebanhos sem vacina ameaçam saúde pública e exportações, diz Agrodefesa

A raiva é uma zoonose grave, viral e 100% letal, tanto para os animais quanto para os seres humanos. A informação é da fiscal estadual agropecuária Tatiane Vilela-Leite, responsável pela unidade local da Agrodefesa em Caiapônia. Em entrevista ao Jornal RDR, ela alertou os produtores sobre a importância da vacinação e da vigilância permanente no campo.
06/12/2024

Saúde explica cuidados com portadores de infecções sexualmente transmissíveis

A Nutricionista da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de São Luís e Gestora Municipal do Programa Saúde na Escola, Fernanda de Araújo Domingues ; e a Psicóloga da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de São Luís, Aline de Paula Vieira participaram hoje do Jornal RDR da Vale da Serra para falar sobre o Dezembro Vermelho e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
05/05/2025

RDR continua trazendo conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

A campanha denominada Abril Azul, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, terminou no dia 30 passado, mas a Rede Diocesana continua mantendo o assunto em evidência. O Jornal RDR trouxe nessa segunda – feira, dia 05 de maio, uma discussão acerca do tema com a escrivã de Polícia Civil, Juliana Moreira, que tem autismo, e com o responsável pelo ambiente de trabalho dela, delegado Kristian Felipe Rosa. Eles falaram dos desafios da pessoa com autismo na vida adulta e citaram a importância do suporte no trabalho, para que as pessoas com autismo consigam desempenhar suas funções com excelência.
08/10/2024

Policlínicas abrem portas para exames de mamografia

A Secretaria da Saúde (SES-GO) realiza a campanha Outubro Rosa – Goiás Todo Rosa. A ideia é conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, principalmente aquelas a quem, pelas diretrizes brasileiras, recomenda-se o exame de mamografia a cada dois anos na faixa etária entre 50 e 69 anos.
27/01/2025

Goiás aumenta em 65% transplantes de órgãos nos últimos cinco anos

O Governo de Goiás registrou o maior número de doações de órgãos desde 2020, com 114 doadores em 2024, quando foram notificados 657 casos de morte encefálica. Os transplantes de órgãos e tecidos tiveram um aumento significativo de 65% nos últimos cinco anos, saindo de 540 em 2020 para 891 no ano passado. No período foram realizados, 3.414 procedimentos.
17/04/2025

João Bosco pede que população use os postos de saúde antes do hospital

Durante entrevista na Rádio Serra Azul, o secretário de Saúde de Caiapônia, Dr. João Bosco Carneiro, falou sobre a organização do atendimento médico no município durante o feriado prolongado. Ele alertou que, de quarta-feira até segunda-feira, os postos de saúde (UBSs) ficaram fechados, com os atendimentos concentrados exclusivamente no Hospital Municipal.