Moradores de São Luiz de Montes Belos recebem sementes de crotalária para combater o mosquito da dengue

Compartilhe:

Em busca de novas formas de combate à dengue, alguns municípios estão adotando a estratégia de plantar sementes da leguminosa conhecida como crotalária. Esta planta é mais uma arma incluída no arsenal de combate ao Aedes aegypti. Em vez do uso de fumacê e produtos químicos, a estratégia é usar flores que atraem um predador natural do mosquito. No entanto, é importante lembrar que as medidas tradicionais de prevenção à dengue, que devem ser adotadas pela população, continuam sendo fundamentais.

A crotalária é uma leguminosa de rápido crescimento, pertencente à família Fabaceae, que possui centenas de espécies. Ela tem sido amplamente utilizada por produtores em todo o Brasil devido à sua alta adaptabilidade ao ambiente e aos seus benefícios.

Um grupo de pessoas de São Luís de Montes Belos decidiu doar sementes da planta para os moradores interessados em tê-la em seus quintais. O zootecnista Tiago Barros e o policial da reserva, Zé Paulo Bezerra, que lideram essa ação, falaram sobre a planta à nossa reportagem. A íntegra da entrevista está disponível para audição.

Fonte da foto: plugbr