O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 é 31 de maio. Para aqueles que ainda não realizaram sua declaração, uma oportunidade de impacto social é a campanha Leão do Bem, que permite que pessoas físicas destinem até 6% do imposto de renda devido para fundos municipais da infância e adolescência e do idoso.
Por meio desta iniciativa, gerida pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso, é possível destinar até 3% do imposto devido para cada um desses fundos diretamente pela declaração do IR.
As presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Laís Lamounier, e do Conselho Municipal do Idoso, Viviane Souza, destacaram no Jornal RDR a importância da participação da comunidade. Em Caiapônia, os profissionais de contabilidade são parceiros na divulgação e orientação para que os contribuintes participem dessa causa.
A destinação dos recursos é simples e não implica em custos adicionais para o contribuinte, que apenas troca parte do imposto a pagar pelo mesmo valor a ser recolhido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em caso de restituição do imposto, o valor é aumentado em quantia igual à destinada ao Fundo Municipal.
As presidentes ressaltaram o apoio significativo da Administração Municipal no desenvolvimento da campanha e anunciaram que em breve serão divulgadas todas as ações e projetos realizados por seus respectivos conselhos.