O Governo Federal está atuando intensamente no combate aos incêndios que atingiram o estado de São Paulo na última semana. A Polícia Federal instaurou dois inquéritos para investigar as causas dos focos de fogo, que se espalharam em diversas regiões. Entre as possíveis causas, há a suspeita de ação criminosa, mas especialistas também apontam que a combinação de tempo seco e ausência de chuvas pode ter sido determinante para a propagação das chamas.
Nas redes sociais, surgiram diversas teorias sobre os responsáveis, inclusive menções a possíveis ligações dos incêndios com membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). No entanto, até o momento, nenhuma hipótese foi descartada pelas autoridades.
Em entrevista, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que há fortes indícios de que os incêndios possam ter sido provocados de forma intencional.
“Estamos trabalhando com todas as frentes possíveis, mas há elementos que nos levam a acreditar na hipótese de incêndio criminoso. As investigações estão em curso.”, declarou a ministra.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também se manifestou sobre o caso. Ele participou de uma reunião extraordinária neste domingo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros representantes do governo federal na central de monitoramento do Prevfogo, em Brasília. Segundo Rodrigues, a Polícia Federal está empenhada em identificar os autores dos incêndios.
“Estamos utilizando todos os nossos recursos, tanto tecnológicos quanto humanos, para investigar os responsáveis por esses atos. Não descansaremos até que os culpados sejam encontrados.” explicou Rodrigues.
O governo federal reforçou que as ações de combate aos incêndios seguem intensificadas, com o envio de recursos e pessoal para as áreas mais afetadas.