O Médico Urologista Dainer Domingues esclarece que muitas informações acerca da formação de cálculos (pedras) renais que circulam, inclusive em redes sociais, são mitos (não formam cálculos), como o consumo do leite e derivados e do tomate. Segundo o médico, quem está suscetível a ter cálculo de oxalato nos rins precisa evitar o consumo de ruibarbo, cacau, chá, espinafre e de nozes.
Os principais tipos de cálculos são à base de cálcio, ácido úrico, oxalato e os formados por infecção (estruvita). As pessoas com sobrepeso, que sofrem com gota, têm problemas no intestino, que fizeram cirurgia bariátrica e que fazem suplementação de proteína e cálcio, estão mais sujeitas a esse mal.
Explica também a respeito da prevenção primária do cálculo: consumir bastante água e sucos das frutas ou de polpa das frutas – mulheres em torno de 2,0 litros/ dia e homens em torno de 3,0 litros/ dia; maior consumo de frutas cítricas, especialmente a laranja; e reduzir o consumo de carne vermelha e de sal, o qual está presente nos alimentos enlatados e embutidos. Por fim, orienta existência de exames laboratoriais que mostram o problema que causa o cálculo e, então, pode-se tratar mais corretamente com medicações, se forem necessárias.
Reportagem: Aparecido Eterno do Carmo DRT/GO 1581 – Rádio Vale da Serra