Será nesta segunda-feira, dia 25 em Iporá, a partir das 19:30h na Câmara de Vereadores a audiência pública sobre CPI da Enel. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no fornecimento de energia elétrica por parte da empresa Enel que já visitou 18 cidades e em todas elas houve reclamações sobre a falta de energia que gera prejuízo a produtores e comerciantes.
O relator dessa CPI, deputado Cairo Salim (PROS) vê que existe só uma forma de o abastecimento de energia melhorar em Goiás: é através da pressão. Cairo Salim em entrevista à rede diocesana de rádio diz que espera contar com todas as pessoas afetadas por problemas com energia elétrica, “audiência pública é o momento em que todas as pessoas podem participar e falar, todos os deputados da CPI estarão em Iporá para ouvir as reclamações”. Indagado sobre a possibilidade de o estado reassumir essa atividade de fornecimento de energia como ocorria na época da CELG, o deputado Cairo Salim disse que está acontecendo um estudo sobre o assunto e que todas as possibilidades estão sendo analisadas, adiantou que tem o projeto denominado encantação, mas que ainda não tem nada definido, está na fase de debates.
A situação do fornecimento de energia elétrica em Goiás é cada vez mais calamitosa, o Procon Goiás divulgou que de janeiro a outubro deste ano 2019, houve um aumento de 46% de reclamações contra a Enel, em relação ao mesmo período de 2018.
Engenheiro Eletricista Moisés Lemes, gerente regional da ENEL em Iporá tem mantido contato com nossa reportagem, ele diz que a empresa trabalha para melhorar o atendimento, que o intuito é levar energia com excelência à população, e faz isso, segundo disse, se faz normativas e procedimentos, afirma ele que a equipe de trabalho está sempre em atividade, atenta aos procedimentos e a segurança do trabalho para alcançar melhor qualidade. Adiantou que a empresa já está com um número maior de colaboradores para melhorar a manutenção da estrutura para agilizar o atendimento.
Entre as novidades recentes está a tramitação na Assembleia Legislativa de um projeto que autoriza Governo a suspender concessão da Enel Goiás. Deputado Lissauer Vieira, presidente da casa, o líder do Governo deputado Bruno Peixoto, apresentaram ontem, 19, o projeto de lei que prevê a encampação da Enel pelo Governo do Estado. A ideia é a Celg Geração e Transmissão reassumir a gestão da energia até a realização de nova licitação. Lissauer Vieira garante que a medida é viável e necessária.
Reportagem: Pedro Claudio – DRT/GO 1538 – Rádio Rio Claro