A Delegacia de Polícia de Caiapônia – 7ª DRP, divulgou levantamento oficial de dados estatísticos, constava na unidade policial 780 Inquéritos Policiais em trâmite. Procedimentos esses que já haviam sido judicializados solicitando prazo para conclusão.
Após identificar o problema a equipe de policiais civis de Caiapônia, em trabalho conjunto conseguiu, em dois anos, reduzir esse número a 77, ou seja, uma redução de 91 % no número de inquéritos policiais em trâmite na unidade.
Para tanto, foram realizados na unidade policial diversos mutirões, com servidores designados para concentrar seus esforços nesse passivo, exercendo suas funções fora do horário de expediente para conclusão dos cadernos investigativos.
Dessa forma, a unidade policial passa a contar com um número razoável e aceitável de procedimentos policiais em trâmite, possibilitando dar maior atenção aos novos casos que surgem dia após dia, encerrando de uma vez a cobrança que era recebida pelo poder judiciário.
Inclusive em entrevista recente à Rádio Serra Azul o Delegado Doutor Ramon Queiroz, parabenizou a equipe que é composta por 4 policiais, incluindo ele mesmo, além de colaboradores cedidos pelas Prefeituras, segundo o Delegado, o trabalho da Policia Civil é um trabalho silencioso, mas que tem mostrado resultados expressivos.