Assim como para alguns que, na vida amorosa, o prazer está no conquistar e, às vezes, até no contar a façanha para alguém, e não propriamente na realização de estar com a pessoa amada, na Política o prazer está na disputa eleitoral e não no cumprimento do mandato.
Respeitando as exceções, percebo que quando o mandatário realiza algo em favor da coletividade, ele faz pensando na próxima eleição e não com sentimento altruísta.
Nossa sociedade está sofrendo com a ansiedade exagerada por conta do poder e do consumismo, que nos impedem de vivenciar com dedicação os momentos que deveriam ser valorizados.
E a ansiedade dos políticos que estão sempre mirando para a próxima disputa é contagiante. Aliás a palavra contagiosa parece encaixar melhor nesse contexto.
Podemos perceber que em pleno mês de abril 2023 os assuntos nas mesas de bar e nos bancos das praças, não só envolvem as eleições municipais que ocorrem no final do ano que vem, mas também as eleições de 2026.
Isso mesmo, as pessoas já fazem apostas de quem serão os próximos prefeitos e vereadores e até quem serão os futuros mandatários do estado e do país.
Tenho ojeriza desse tipo de prognóstico, mas minha profissão impede que eu fique alheio a essas discussões. De forma que não tenho o direito de me furtar a ouvir pessoas e a também falar sobre o assunto.
Até porque meu argumento de que ainda é muito cedo para tratar da questão já ficou ultrapassado e sem efeito. O jeito é aceitar essa realidade e embarcar na próxima ou nas próximas disputas. Afinal de contas, eu trabalho com informação.
No término dessa crônica parece até que passei a me interessar pela coisa. Já estou até pensando aqui nos nomes dos políticos que, na minha opinião, têm chances reais de serem eleitos em 2030 e em 2032. Será que estarei por aqui para votar? Isso porque minha vida está por um fio.
Pensando bem, parece que extrapolei e fiquei ansioso demais. Desta vez eu passei dos limites e ganhei dos políticos que estão vivenciando as próximas eleições. Onde já se viu eu falar até sobre passar dessa para uma melhor? Eu quero ir pro céu, mas não tão rápido.
Tenho muitos projetos para realizar. Não quero mais ficar pensando nessa coisa. Melhor deixar a vida me levar, como canta Zeca Pagodinho. Vou até parar de implicar com assuntos políticos fora do tempo. Penso que assim minha vida será mais leve, com menos estresse, e poderei até ficar mais tempo por aqui. Voltando ao assunto inicial, você já definiu seus candidatos para 2024 e 2026?