Chuvas causam instabilidade no fornecimento de energia na Zona Rural de Israelândia

Compartilhe:

As chuvas mal começaram e a instabilidade no fornecimento de energia elétrica já afeta diversas localidades em Goiás. Na Zona Rural de Israelândia, na região Oeste de Goiás, moradores enfrentam problemas desde o último sábado, 19 de outubro, especialmente na Fazenda Impacto. A moradora Niscleia procurou a nossa reportagem para relatar que quatro propriedades, localizadas a 14 km da cidade, estão há quase uma semana sofrendo com a falta de energia e a instabilidade constante no fornecimento.
Segundo Niscleia, a energia “falta entre 15h e 17h ou mais” e, quando o fornecimento é restabelecido, permanece por pouco tempo antes de ocorrer novo corte. O maior problema enfrentado é a falta de água, já que a ausência de eletricidade impede o bombeamento necessário para abastecer os animais.
Buscando uma solução, a reportagem entrou em contato com a Equatorial Goiás, responsável pelo fornecimento de energia na região. Em resposta, a concessionária informou que o fornecimento foi normalizado às 23 horas de ontem (22 de outubro). A empresa acrescentou que a interrupção foi causada por uma ocorrência coletiva e que a causa está sob investigação. A concessionária também destacou que a região foi impactada por fortes vendavais e chuvas nos últimos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, já choveu 81 mm até o dia 23 de outubro, o que representa cerca de 74% da média de precipitação para o mês.
A Equatorial Goiás orienta os clientes a utilizarem os canais oficiais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, para registrar qualquer demanda relacionada ao fornecimento de energia. Entre as opções de atendimento estão o WhatsApp, o Aplicativo Equatorial Goiás, a Agência Virtual no site oficial, o Call Center e o atendimento via SMS.
A atuação da imprensa se mostra fundamental ao conectar consumidores e concessionárias, agilizando a resolução de problemas que impactam a vida diária dos moradores, principalmente em regiões rurais.