A visita do senador Vanderlan Cardoso a Iporá, quinta-feira sexta-feira, 25, trouxe novos questionamentos sobre a utilização de equipamentos de saúde adquiridos para atender a população do município. Durante agenda na cidade, o parlamentar demonstrou preocupação com a falta de informações sobre a produtividade do tomógrafo instalado em Iporá e cobrou transparência na prestação de contas dos recursos destinados à área da saúde.
Segundo o senador, municípios goianos que receberam equipamentos semelhantes, inclusive após a entrega do aparelho de Iporá, apresentam números expressivos de exames realizados. Ele citou como exemplo a Santa Casa de Catalão, onde teriam sido realizadas cerca de 26 mil tomografias até o mês de maio. Em Goianira, o número informado foi de aproximadamente 18 mil exames, enquanto em Cristalina os registros estariam entre 16 mil e 18 mil tomografias.
Diante desses dados, Vanderlan fez um questionamento direto: “Cadê o relatório das tomografias de Iporá?”
O senador afirmou que recebeu informações de que o município enfrentava dificuldades para custear os laudos dos exames realizados pelo equipamento. Segundo ele, foi destinado cerca de R$ 1 milhão para auxiliar nesse processo, com o objetivo de zerar a fila de espera por exames. No entanto, de acordo com o parlamentar, ainda não houve a devida prestação de contas sobre a aplicação desses recursos.
Durante sua fala, Vanderlan ressaltou que a transparência na utilização do dinheiro público é uma exigência legal e afirmou esperar esclarecimentos por parte da administração municipal.
“Essa prestação de contas tem que ser feita. Depois da decisão do ministro Dino, do STF, é necessário prestar contas dos recursos públicos. Espero receber a prestação de contas de Iporá”, declarou.
Além do tomógrafo, o senador também questionou a situação do mamógrafo. Segundo ele, faltam informações sobre o funcionamento do equipamento e sobre os resultados obtidos após os investimentos realizados. Vanderlan citou o caso de São Luís de Montes Belos, onde, segundo afirmou, os recursos destinados à saúde foram aplicados e os resultados podem ser constatados pela população.
As declarações reforçam questionamentos que já vêm sendo levantados por vereadores de oposição no município. Parlamentares da Câmara Municipal têm denunciado a suposta ausência ou insuficiência da prestação desses serviços e cobrado informações sobre o funcionamento dos equipamentos adquiridos para a rede pública de saúde.
O senador destacou ainda que cabe aos vereadores exercer o papel de fiscalização dos atos da administração pública e acompanhar a aplicação dos recursos destinados ao setor.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
Após a repercussão das cobranças e das denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde de Iporá divulgou nota pública afirmando que todas as demandas relacionadas às unidades da rede municipal estão sendo acompanhadas e tratadas pela equipe gestora.
No comunicado, a Secretaria destaca que mantém monitoramento contínuo das necessidades das unidades de saúde, promovendo ações de manutenção, reposição de insumos, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais. A pasta também reafirma seu compromisso com a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e a busca permanente por soluções para fortalecer o atendimento à população.
Entretanto, a nota não apresenta dados específicos sobre a quantidade de tomografias realizadas pelo equipamento instalado em Iporá, nem esclarecimentos detalhados sobre a situação do mamógrafo, pontos que continuam sendo alvo de questionamentos por parte do senador e de vereadores do município.
Com isso, permanece a expectativa por informações oficiais que detalhem a produtividade dos equipamentos, a aplicação dos recursos recebidos e os resultados alcançados pelos investimentos realizados na área da saúde pública de Iporá.








