Novo ano, novas perspectivas e não podemos nos esquecer do aumento da sua importância por conta das eleições municipais previstas para ocorrerem no início de outubro, mas já discutidas desde o ano passado, até porque os políticos vivem muito mais de eleição do que propriamente do exercício do mandato. Já que eles agem assim, que nós eleitores também possamos observar desde agora o comportamento de todos eles para escolhermos bem, ou pelo menos com menos erros, os próximos prefeitos e vereadores.
Dito isso, quero abordar desta vez a questão partidária. Sabemos da existência de inúmeros partidos políticos, mas na minha concepção eles existem na teoria, pois na prática eu só percebo dois deles. Tanto na situação quanto na oposição existem vários partidos unidos. E quais são esses dois que eu considero como os verdadeiros e sólidos, que podemos afirmar suas existências por serem os protagonistas em todos os pleitos?
Os percebo claramente porque eles são muito ativos, seus membros são um exemplo de dedicação e eficiência. E mais, eles são capazes de qualquer sacrifício em prol da solidez desses partidos. Às vezes fico pensando o motivo de tantas siglas se apenas esses dois partidos conseguem se sobressair… até hoje em todas as votações que participei só votei em membros desses dois lados. Ainda não consegui enxergar outra opção, além dos dois.
Na teoria nos são explicados que no Brasil o forte é o partido e que por aqui não existe o bipartidarismo, mas sim diversos viés, só que a realidade só me mostra duas alternativas. Só percebo o partido que está no poder e que trabalha diuturnamente para se perpetuar lá e o partido que trabalha diuturnamente para conquistar o poder. Essa análise é subjetiva, por isso você caro leitor pode também nos dizer quantos partidos políticos existem no Brasil. Quais você conhece?
Ilustração divulgada por silvimar.jusbrasil