Em fala ao principal programa radiofônico do interior goiano (Jornal RDR), transmitido pela Rede Diocesana de Rádio, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL – GO), Valdir Ribeiro, que mora em São Luís de Montes Belos, cobrou das autoridades um preço justo para os combustíveis. Para Valdir, o vaivém no preço dos combustíveis precisa ser contido, e sem demora. “Essa instabilidade no valor pago nas bombas afeta diretamente a cadeia produtiva, encarecendo o preço dos produtos e serviços adquiridos pelo consumidor”.
Do comércio à indústria, passando pelo setor de prestação de serviços, a economia como um todo é prejudicada com a inflação dos combustíveis, que tem sido protagonista na alta de preços em geral medida por diferentes institutos de pesquisa. Disse. O presidente da FCDL entende que é preciso atacar o cerne do problema, citando que a política de preços dos combustíveis requer um debate amplo, sério, estruturado e aprofundado.
O representante dos comerciantes goianos disse não ser mais possível esconder o problema debaixo do tapete, entendendo que o congelamento na alíquota do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, incidente também sobre os combustíveis é uma medida bem-intencionada no sentido de conter a inflação desse tipo de produto, mas que, infelizmente, não funciona por muito tempo. Basta uma alta no dólar e todo esse esforço acaba sendo em vão. No áudio abaixo, Valdir Ribeiro reforça seu posicionamento no que concerne à questão.