Durante entrevista na Rádio Serra Azul, o secretário de Saúde de Caiapônia, Dr. João Bosco Carneiro, falou sobre a organização do atendimento médico no município durante o feriado prolongado. Ele alertou que, de quarta-feira até segunda-feira, os postos de saúde (UBSs) ficaram fechados, com os atendimentos concentrados exclusivamente no Hospital Municipal.
João Bosco pediu à população que utilize as Unidades Básicas de Saúde como porta de entrada preferencial, conforme preconiza o SUS. “Na segunda-feira, por exemplo, todas as UBSs estavam sem pacientes, enquanto o hospital estava lotado. Se as pessoas fossem aos postos, teriam sido atendidas imediatamente”, destacou.
Segundo ele, os postos contam com médicos disponíveis para atender inclusive mais que o número previsto por turno, graças a um esforço especial durante esse período de alta demanda por conta de doenças como gripe, bronquiolite e pneumonia. “Os médicos estão atendendo muito além da cota diária para evitar colapso no sistema”, explicou.
O secretário também fez um apelo por empatia e respeito com os profissionais da saúde. “Não estamos lidando com máquinas. Todos são seres humanos, com limites físicos e emocionais. Quando há sobrecarga e desrespeito, a qualidade do atendimento cai e a saúde dos próprios profissionais fica comprometida”, afirmou.
Vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira
João Bosco também anunciou que, a partir da próxima terça-feira (22), todas as UBSs de Caiapônia estarão aplicando a vacina contra a influenza. A imunização é voltada aos grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos, profissionais da educação, da saúde e da segurança pública, entre outros.
Ele ressaltou que a vacina é segura, amplamente testada e fundamental para evitar casos graves de gripe, especialmente com a chegada do clima mais frio. “Essas gripes agora vêm muito fortes. Em dois ou três dias, podem virar pneumonia. A prevenção é sempre o melhor caminho”, destacou.
Durante a entrevista, o secretário também comentou a realização da 3ª Conferência Municipal de Saúde, que definiu as metas e diretrizes do setor para os próximos quatro anos. As propostas debatidas pela comunidade e profissionais da área servirão de base para o Plano Municipal de Saúde até 2029.
Ouça a entrevista completa abaixo:
Foto: Prefeitura de Caiapônia