Ao completar 76 dias à frente da prefeitura de Amorinópolis, na região Oeste de Goiás, Gustavo Silva de Oliveira, conhecido como Gustavo do Estrelão (UNIÃO), concedeu entrevista à RDR, abordando os desafios da administração municipal. Em seu segundo mandato, Gustavo, de 37 anos, destaca-se como o prefeito mais jovem da história do município e busca implementar um novo modelo de gestão.
Durante a entrevista, Gustavo afirmou que nesta nova gestão se sente mais tranquilo e garantiu que “a casa já está em ordem”, mas criticou seus antecessores. No entanto, ele ressaltou que a realidade financeira da prefeitura mudou consideravelmente em relação ao primeiro mandato. Segundo ele, houve uma queda de 30% nos repasses financeiros nos primeiros três meses de governo em comparação ao período inicial de sua gestão anterior.
Apesar das dificuldades financeiras, o prefeito garantiu que a gestão tem se concentrado na manutenção das estradas vicinais e na melhoria do atendimento à saúde, que ele considera prioridade. Amorinópolis possui pactuação na área da saúde com Goiânia, a capital do estado, mas não com Iporá, cidade polo mais próxima, localizada a 22 quilômetros. Gustavo do Estrelão defende a necessidade de um sistema de saúde mais avançado para atender à população.
O prefeito afirmou ainda que pretende entregar a prefeitura em condições melhores para seu sucessor.
Panorama de Amorinópolis
Localizada na região Oeste de Goiás, Amorinópolis tem uma população de 3.007 habitantes, conforme o Censo de 2022. No setor educacional, a taxa de escolarização entre 6 e 14 anos era de 98,4% em 2010, posicionando o município em 74º lugar entre os 246 do estado e 1.440º entre os 5.570 do país. No IDEB de 2023, a nota para os anos finais do ensino fundamental na rede pública foi de 5,2, ocupando o 158º lugar no estado e o 1.386º no Brasil.
Infraestrutura e Meio Ambiente
Em relação ao saneamento, apenas 9,9% dos domicílios possuem esgotamento sanitário adequado. Quanto à arborização urbana, 78,4% das residências estão localizadas em vias com árvores, mas nenhum domicílio conta com urbanização completa, incluindo bueiros, calçadas, pavimentação e meio-fio.
Os desafios da administração municipal são muitos, mas Gustavo do Estrelão se mostra confiante de que avanços serão feitos até o fim de seu mandato.