Lixão de Iporá em chamas, moradores próximo reclamam

Compartilhe:

Sábado, 27 de maio de 2023, o lixão de Iporá amanheceu em chamas, e a fumaça resultante estava alcançando o perímetro urbano, se estendendo por uma distância média de 6 quilômetros. Muitos residentes têm acusado a gestão pública de tentar diminuir o volume de resíduos, mas o prefeito sempre negou essa alegação. No episódio mais recente, o chefe do executivo, Naçoitan Araújo Leite, acionou a polícia para investigar, suspeitando que a ação criminosa possa ter sido realizada por pessoas que sobrevivem do lixão, a fim de facilitar a coleta de latinhas.

Os moradores das áreas rurais próximas ao lixão são os que mais sofrem com a situação, pois a fumaça espessa invadiu suas casas, causando irritação nos olhos e dificuldades respiratórias, em alguns casos. A prefeitura já tomou várias medidas para evitar que isso aconteça, incluindo a colocação de placas proibindo a entrada de pessoas estranhas e o cercamento de toda a área com arame, mas essas ações não têm impedido a ação dos vândalos.

Na decisão mais recente, o prefeito anunciou a proibição da entrada de pessoas, exceto os transportadores de resíduos, até que a polícia identifique os responsáveis por incendiar constantemente o local.