A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
Dentre os sintomas atribuídos a essa doença, podemos citar a febre alta, dor no corpo e manchas na pele. A dengue pode desencadear complicações e até a morte do indivíduo. Não há medicamento específico para o tratamento da dengue, sendo geralmente tratados os sintomas da infecção. A recomendação para o doente é repouso e hidratação para que seu quadro se estabilize.
Em Caiapônia vários setores tem apresentado um grande número de criadouros do Aedes aegypti, o Doutor João Bosco Carneiro Vilela, Secretário Municipal de Saúde, pediu atenção especial da população, para evitar a contaminação e disseminação do vírus, segundo o Secretário, por enquanto não há casos, mas a grande incidência do mosquito transmissor é preocupante.
