A preservação de atrativos turísticos é fundamental para a sustentabilidade do setor. Caiapônia vem a algum tempo se consolidando como destino de Turistas, e a conservação de belezas naturais e culturais garante que as gerações futuras possam desfrutar dessas maravilhas. A preservação também mantém viva a identidade cultural e a história de uma região, enriquecendo a experiência dos viajantes. Investir na conservação dos atrativos turísticos é investir no futuro do turismo e na proteção do patrimônio mundial.
O Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Caiapônia, João Reylen, em entrevista ao Jornal RDR, se mostrou preocupado com a preservação das belezas naturais do município, João Reylen disse que foi realizada, limpeza e retirada de mais de 500 kg de lixo da Cachoeira do Sereno, segundo o Secretário está sendo realizada uma análise do Código de Posturas de Caiapônia, para criação de Leis para fiscalização e aplicação de multas, pois infelizmente a situação é grave neste e em outros atrativos mais próximos a cidade.
O Secretário ainda enfatizou que um dos destinos mais procurados por turistas, a Cachoeira Santa Helena, esteve fechada durante muito tempo, devido a depredação do local e dos arredores, sendo que a visitação só foi liberada após acordo entre o proprietário e o município, João Reylen pediu que a população se conscientize pois, caso não haja o cuidado com os atrativos, logo os mesmos poderão estar “fechados” para visitação.