Romaria em Iporá celebra 76 anos de peregrinação

Compartilhe:

 

Em Iporá, Goiás, a Romaria de Nossa Senhora Auxiliadora, uma tradição de 76 anos, chegou neste domingo ao seu 21º dia de peregrinação. Uma multidão de fiéis compareceu à celebração realizada em uma residência no Bairro Mato Grosso.

A missa foi presidida pelo bispo Dom Lindomar, concelebrada pelos padres Pe. Tarcílio José da Maia, CP. e Pe. Vanildo de Jesus Nascimento, CP., e assistida pelos diáconos Rosilei e José Santos. Na homilia, Dom Lindomar exaltou o papel de Maria na história da salvação da humanidade, elogiou a caminhada do povo da cidade pela escolha em recorrer à intercessão de Maria e citou exemplos de peregrinações importantes para a fé católica, como a ida ao Santuário em Trindade e ao Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida em Bom Jardim de Goiás.

A Romaria foi iniciada em 24 de abril e persistirá até o dia 24, feriado municipal em Iporá, dia da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora. Todos os dias, desde o início, a comunidade se reúne em oração do terço, reflexão da Palavra de Deus e/ou missa e, logo após, ocorre uma confraternização com leilões de prendas doados pelos romeiros que arrematam as ofertas.

Neste ano de 2023, todas as paróquias de Iporá (Imaculada Conceição e São Paulo VI) participam ativamente da festa, inclusive sediando um dos dias. A união dos fiéis em torno de um projeto de fé garante, segundo o Padre Tarcílio, o pároco.