Em uma comunidade rural em Iporá, um grupo de mulheres conserva o costume dos mutirões há oito anos. Elas se reúnem com frequência, uma vez por mês em média, para realizar uma atividade comum e sempre em prol de um objetivo: aliviar a tensão do dia a dia e colaborar com alguém necessitado. O mutirão pode começar desde as primeiras horas da manhã e, às vezes, só termina à noite, tendo havido ocasiões em que as mulheres permaneceram juntas durante todo um final de semana. Somente mulheres participam do encontro, e os homens as auxiliam quando necessário, providenciando algo estrutural ou degustando o que elas fazem, mas o encontro é somente para mulheres.
Durante o dia, elas preparam juntas o café da manhã, o almoço, o lanche da tarde e, se necessário, o jantar. Em meio a muita conversa, cantorias e a atividade laboral, elas nem percebem o tempo passar. Simone, a última anfitriã e aniversariante do dia, contou que é sempre muito divertido participar desses encontros.
Nesta terça-feira, 18 de abril, foi mais um desses dias em que cerca de 20 mulheres, incluindo pessoas de diversas comunidades, inclusive de São Luís de Montes Belos, passaram tempo juntas em trabalho, dividindo as atividades entre confecção de crochê e preparo dos alimentos. É uma oportunidade para as mulheres compartilharem suas habilidades, se ajudarem mutuamente e fortalecerem seus laços. Esse tipo de iniciativa é importante para manter as tradições vivas e para promover a união e a solidariedade entre as pessoas.