Coordenador Regional do SUS Oeste 1 em Iporá  é afastado

Compartilhe:

O Coordenador Regional do SUS (Sistema Único de Saúde) Oeste 1, que engloba 16 municípios da região Oeste de Goiás, Luciano Oliveira Pontes, foi afastado de suas funções. A medida foi tomada após a instauração de um processo administrativo, cujo relatório final da comissão de investigação recomendou a adoção de medidas cabíveis.

A decisão, publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira, 24 de novembro de 2023, revela que o servidor foi considerado responsável por transgressão disciplinar. A determinação foi assinada por Sérgio Alberto da Cunha Vencio, em cumprimento das diretrizes da Gerência da Secretaria da Saúde.

Luciano Oliveira Pontes, que integra a carreira da Secretaria da Saúde de Goiás, ocupa o cargo efetivo de Auxiliar de Laboratório, mas detinha o cargo em comissão de Coordenador Regional. No entanto, o comunicado oficial não detalha os eventos específicos que levaram a essa decisão.

É importante ressaltar que o cargo de Coordenador Regional é de confiança e comissionado, ficando sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde. Geralmente, a indicação para esses cargos é feita pelo grupo político local. Na publicação, apenas a lei que embasa a decisão da procuradoria e da comissão de investigação é mencionada, sem oferecer informações sobre os incidentes que resultaram na medida disciplinar contra Luciano Oliveira Pontes.

Nossa reportagem procurou Luciano Pontes para as explicações, ele enviou uma nota:
Em primeira mão, agradecer a DEUS pela oportunidade em estar a frente da Unidade nesse período e em conseguinte ao Sr. Governador, Dr. Ronaldo Ramos Caiado, pela oportunidade e confianças depositados. Durante o período a frente da Unidade foram possíveis avanços com vista ao bem estar da equipe e ao atendimento aos 16 municípios da Região Oeste I. Ressalta ainda que hoje, a estrutura da Unidade Regional Oeste I é a melhor do estado, inclusive com acesso facilitado de deficientes físicos, e xontainclusive com estacionamento privativo para tal, o qual o servidor Sr. Valdevino (ex funcionário do IPASGO) Pode relatar. Conta ainda com projeto piloto de monitoramento de rede frio, onde ficam alocadas todas as vacinas referentes a região (16 municipios) antes de serem distribuídas as unidades de saúde dos municípios. Durante a gestão do servidor Luciano e com base na política de compliance Público, adotada pela secretaria de Estado da Saúde de Goiás, o mesmo programa de transparência foi adotado na unidade, na busca de combater ações que ferem os direitos da população da região, programa esse que, estava ganhando robustez e alcançando bons resultados no combate à corrupção, ativa, passiva, assédio s e descumprimentos do Estatuto dos Servidores de Estado da Saúde.

O servidor agradece ainda e dê forma muito emotiva a equipe de gestores municipais, Prefeitos, secretários de Saúde Municipais e equipes.

Não menos importante agradece também aos amigos e colegas de trabalho que colaboraram para que a população pudesse ter um pouco mais de dignidade, recebendo do SUS o tratamento que eles merecem.

Informa que após cumprida o afastamento proposto pela Corregedoria, voltará a estar na unidade atendendo aos anseios da população da região, pois são mais de 120.000 clientes do SUS que necessitam dos serviços prestados, com responsabilidade, ética e amor!
Luciano Pontes

Nota da Secretaria de saúde – NOTA SES/GO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que não se manifestará sobre a medida neste momento, pois a situação do servidor está sendo apurada internamente. A penalidade foi aplicada por meio de Processo Administrativo Disciplinar, no qual foi assegurado o contraditório e ampla defesa. No processo ainda há prazo para recurso.

É importante ressaltar que a Regional de Saúde citada não será prejudicada pela medida, sendo que todas as atividades da regional estão sendo realizadas normalmente e a substituição será providenciada pela unidade.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás