O Fica 2024 recebeu inscrição de mais de mil filmes de 77 países diferentes, o dobro em relação ao ano anterior e já é recorde em número de filmes inscritos. Outra novidade desta 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é que neste ano o festival contará com duas salas de cinema.
A segunda sala do festival é resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e será instalada no edifício nº 01 do Largo do Rosário, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário. A sala, que será toda adaptada para a exibição dos filmes, é uma iniciativa que visa ampliar as atividades do festival que agora se expande para além dos limites do Cine Teatro São Joaquim.
A nova sala abrigará a Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, que é a nova mostra competitiva do festival, além de mostras de instituições parceiras, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e embaixadas, além de outras que ainda estão em processo de fechamento.
“Desde as três últimas edições, já após a pandemia, o festival tem tido uma procura muito grande de parceiros que entendem a importância, a visibilidade que o festival tem, e que vem propor atividades. E nós mesmos já tínhamos ideias para expandir também algumas atividades do próprio festival”, explica o diretor de programação do festival, Pedro Novaes.
“Vai ser uma sala menor, mas muito bem equipada com tudo que precisa para ter uma exibição de filmes da melhor qualidade possível”, reforça Novaes.
Demanda e tendência crescentes
Yara Nunes, secretária de Cultura do estado, destaca, ainda, que a segunda sala é essencial não só para atender à demanda cada vez maior de filmes como também ao público, que terá mais uma opção a mais para acompanhar as sessões.
“Ano passado nós tivemos sessões que foram extremamente lotadas. Então mostrou a necessidade tanto do público que quer assistir ao filme, quanto dos cineastas que querem exibir seus filmes. A tendência é que, para os próximos anos, cada vez mais, a gente consiga ocupar ainda mais salas”, avalia.
Fica 2024
O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.
O festival será realizado de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás, e é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).
O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.
Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás
Segunda sala abrigará Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, além de mostras de instituições parceiras (Foto: Radis/Fiocruz)