Respeito mútuo pode evitar acidentes no trânsito

Compartilhe:

 

Há tempos um esporte vem tomando conta das ruas e estradas de Caiapônia, cada vez mais pessoas tem adota o ciclismo como prática esportiva, não é difícil ver famílias inteiras pedalando principalmente nos finais de tarde, a prática costuma ser recomendada para todas as idades, mas é importante ter atenção ao pedalar sua bike.
Várias atitudes podem contribuir para um trânsito harmonioso entre Carros e Bicicletas, para os motoristas algumas simples atitudes como:
– Respeitar a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar ciclistas. Não tirar “finos” dos ciclistas pois, pode assustá-los e provocar quedas ou acidentes mais graves.
– Não usar buzinas para alertar ciclistas, eles percebem a presença do carro através do som do motor. A buzina pode intimidar o ciclista, levando-o a atitudes imprevisíveis.
– Não ultrapassar o ciclista em alta velocidade, isso pode desequilibrar o ciclista.
Dentre outras, já para os ciclistas:
– É proibido trafegar de bicicleta nas calçadas. Se for usá-las, o ciclista deve descer da bicicleta e empurrá-la, igualando-se aos pedestres.
– Os ciclistas também devem respeitar a sinalização do trânsito, como semáforos e preferenciais.
– Nunca transitar na contramão.
– O ciclista também precisa, através de gestos, sinalizar suas mudanças de trajetória.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), as bicicletas, por sua maior fragilidade, têm preferência diante dos carros. Caso o motorista ameace a segurança de ciclistas ou pedestres, ele pode ser enquadrado no artigo 170 e terá, além da multa de R$ 191,54, o veículo retido e o direito de dirigir suspenso.