A Escola Estadual de Tempo Integral CEPI Gercina Borges Teixeira, de Caiapônia, lançou um projeto pioneiro para conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado com animais em situação de abandono. Durante entrevista ao Jornal RDR, a diretora Ângela Rodrigues, acompanhada pela professora Edivanilda Barbosa e pelas alunas Nicole Alves de Oliveira e Yasmin Luandra Oliveira Silva, detalhou os objetivos e a relevância da iniciativa.
De acordo com Ângela Rodrigues, o projeto foi motivado pela missão das escolas de tempo integral de formar estudantes autônomos, competentes e solidários. “A solidariedade deve ser demonstrada no dia a dia, e percebemos uma grande quantidade de animais abandonados ao redor da escola, incluindo casos de crueldade. Esse cenário sensibilizou nossos alunos a agirem em prol desses animais”, explicou.
A diretora também relatou incidentes trágicos envolvendo animais na escola, como o caso de dois gatos que morreram presos em redes esportivas. “Esses episódios reforçaram a necessidade de tomar atitudes para proteger os animais e promover valores de solidariedade entre nossos estudantes.”
O projeto conta com a parceria da ONG Apoiadores de Anjos de Patas, coordenada por Anita Alma, além do apoio do deputado estadual Dr. Jorge Moraes e da Prefeitura Municipal de Caiapônia. Ângela destacou que o prefeito Argemiro Rodrigues é sensível à causa e reconhece a importância de abordar a questão do abandono animal no município.
“Estamos otimistas em ampliar nosso alcance por meio dessas parcerias, beneficiando não apenas nossos estudantes, mas também a população em geral, incluindo os animais. Nosso objetivo é promover um impacto positivo tanto na formação cidadã quanto na qualidade de vida da comunidade”, afirmou.
Ela também abordou o crescimento da população de animais abandonados devido à falta de controle da natalidade. “A ausência de castração e o abandono só agravam o problema. Recentemente, resgatei três filhotes abandonados e percebi a necessidade urgente de castração para evitar o aumento dessa população vulnerável”, relatou.
“Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do cuidado com os animais abandonados, a equipe do Colégio CEPI, Gercina Borges Teixeira, destaca o projeto que une alunos e comunidade em prol do bem-estar animal em nossa cidade.”
(Foto: Reprodução)
Confira a entrevista completa no áudio disponível ao fim da matéria.