Iporá, na região Oeste de Goiás, vive dias de intensa movimentação com a realização do 18º Encontro Nacional de Muares, evento de repercussão mundial que reúne participantes de diversos estados brasileiros e também do exterior. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira, marcada pelo tradicional desfile de comitivas, que tomou as ruas da cidade com a presença de animais, cavaleiros e representantes de várias regiões.
Reconhecida como protagonista na valorização dos muares, Iporá ganhou destaque nacional a partir da atuação da Associação dos Muladeiros de Goiás (AMOG). Em entrevista à Rádio Rio Claro, o presidente da entidade promotora, Corival Vieira, destacou que, graças à iniciativa surgida no município, o Brasil e até outros países passaram a olhar de forma diferente para os muares, animais historicamente ligados à lida no campo e ao transporte de cargas, fundamentais no desenvolvimento das atividades rurais.
Segundo Corival, a partir do sucesso do encontro em Iporá, outros eventos semelhantes passaram a ser realizados, como o Encontro de Muladeiros de Goiânia. Este, inclusive, foi articulado por um grupo oriundo de Iporá que se desligou da AMOG, mas que, de acordo com ele, contribuiu para ampliar o reconhecimento histórico e a valorização dos muares em todo o país.
O desfile desta quarta-feira contou com a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que participou do ato e discursou ao lado de diversas lideranças políticas estaduais. O evento, que teve início no último sábado, segue até o próximo sábado, dia 31, com uma programação que inclui provas, atividades culturais e encontros técnicos.
A realização do 18º Encontro Nacional de Muares contou ainda com apoio financeiro por meio de uma emenda parlamentar no valor de 400 mil reais, destinada pelo deputado estadual George de Morais, recurso que contribuiu para a estrutura e organização do evento.










