IntegraChagas Brasil e Ministério da Saúde realizam ação sobre doença de Chagas em São Luís de Montes Belos

Compartilhe:

Município goiano testou mais de 15 mil pessoas e compartilha estratégias para diagnóstico e cuidado com toda a regional de saúde

De 19 a 22 de janeiro de 2026, São Luís de Montes Belos, na região Oeste de Goiás, reuniu representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz e da Organização Panamericana da Saúde para atividades de encerramento do projeto Integra Chagas Brasil.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o projeto realiza uma pesquisa pioneira para mapear, construir linhas de cuidado, fortalecer os serviços de saúde locais e ampliar o acesso ao diagnóstico da doença de Chagas, que está entre as quatro principais causas de morte por doenças infecciosas e parasitárias no Brasil.

Apenas cinco cidades brasileiras foram selecionadas para receber ações do projeto. São Luís de Montes Belos é a única cidade goiana e de toda a região Centro Oeste do país a participar. A cidade foi escolhida devido ao risco para transmissão da doença de Chagas na região onde está situada.

Em pouco mais de um ano, quase 16 mil testes rápidos de triagem foram feitos no município e cerca de 300 novos casos foram identificados e estão em acompanhamento pelo serviço de saúde. A ideia é que o processo de implementação do projeto possa ser adaptado para outras cidades brasileiras a partir da experiência realizada nas cinco cidades selecionadas, incluindo São Luís de Montes Belos.

Semana de atividades marcam encerramento de etapa do projeto

As atividades realizadas esta semana fizeram parte do encerramento desta etapa do projeto IntegraChagas Brasil no município. Nos dias 20 e 21 de janeiro, representantes dos municípios da regional de saúde Oeste II, de Goiás, sereuniram na cidade para discutir modelos de implementação, monitoramento e avaliação de ações sobre doença de Chagas.

Além disso, foram compartilhadas as estratégias utilizadas pelas equipes de saúde de São Luís de Montes Belos para ampliar a testagem, a detecção, o tratamento e a prevenção da doença.

No dia 22, a programação teve como objetivo apresentar às autoridades e à população os resultados de todas as atividades realizadas pelo IntegraChagas Brasil e pela Secretaria de Saúde de São Luís de Montes Belos. O seminário final do projeto aconteceu no auditório da câmara municipal.

Durante o Seminário Final, no dia 22 de janeiro, foi lançado o Boletim Epidemiológico da doença de Chagas em São Luís de Montes Belos. O documento traz os dados mais relevantes do município sobre doença de Chagas durante a atuação do IntegraChagas Brasil, contendo número de testes feitos, diagnósticos, informações demográficas e analisa qualitativamente todos estes dados.

285 pessoas vivem com Chagas

Entre 08 de abril de 2024 a 07 de janeiro de 2026, a Secretaria de Saúde de São Luís de Montes Belos e o projeto IntegraChagas Brasil realizaram ao todo 15.429 testes rápidos de triagem para a doença de Chagas. Deste total, 832 casos suspeitos foram encaminhados para a sorologia confirmatória.

Com o exame de confirmação, 285 pessoas receberam o diagnóstico positivo para doença de Chagas. Entre as pessoas diagnosticadas, alguns detalhes demográficos são ressaltados:

  • Gênero: a maioria são mulheres (169 mulheres)
  • Idade: a maior parte tem idade acima de 60 anos
  • Habitação: quase 90% mora em área urbana
  • Raça: a maioria, 188 pessoas, são pardas ou pretas

Do total de pessoas testadas, 2.819 afirmaram conviver em casa com pessoas diagnosticadas com doença de Chagas ou possuem casos na família. Um dado essencial para que a Vigilância Epidemiológica do município possa investigar a transmissão congênita de mãe para filhos e também possa agir na busca ativa por besouros barbeiros infectados na área de habitação destas famílias.

485 profissionais capacitados

485 profissionais de múltiplas áreas, mas principalmente da área da Saúde, foram capacitados em São Luís de Montes Belos por meio de oficinas e cursos nas áreas de Saúde e Educação realizados pelo IntegraChagas Brasil. O projeto tem como um dos eixos o desenvolvimento de estratégias de educação continuada para fortalecimento de ações de informação, comunicação e cuidado em doença de Chagas.

Sobre o projeto

O IntegraChagas Brasil é um projeto do Ministério da Saúde financiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto tem como objetivo ampliar o acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento da Doença de Chagas no âmbito dos serviços de atenção primária e integração de ações com os serviços de vigilância em saúde, atuando em 5 cidades do Brasil consideradas endêmicas. São Luís de Montes Belos está entre elas, sendo a única do estado de Goiás a participar da iniciativa.

Foto: dicasonline