Santos Reis: Um Chamado para Buscar e Adorar o Senhor, diz Padre Silas Bruno

Compartilhe:

Neste 6 de janeiro, a tradição religiosa e cultural é celebrada em todo o Brasil com o Dia de Santos Reis. Em entrevista à Rede Diocesana de Rádio, o padre Silas Bruno trouxe uma reflexão profunda sobre o significado desta data, que vai além da simbologia dos três reis magos. 

“Os três reis, que na verdade eram sábios e estudiosos de astronomia, identificaram um evento cósmico que anunciava a chegada de um grande rei: o Senhor Salvador. Eles abandonaram suas seguranças e reinos para buscar e adorar o Menino que nasceu para nos salvar e libertar das trevas e do pecado”, explicou o padre. 

A celebração de Santos Reis é um momento de renovação da fé e de reafirmação dos valores espirituais. Segundo o padre Silas, os presentes dos magos — ouro, incenso e mirra — possuem simbolismos que ressaltam aspectos fundamentais de Jesus Cristo: o ouro representa sua realeza, o incenso, sua divindade, e a mirra, sua missão de sacrifício e amor pela humanidade. 

Além disso, o padre Silas destacou a importância de manter viva a tradição da Folia de Reis, uma expressão cultural que remonta aos reisados europeus. “Essa belíssima tradição popular, tão querida em nossa comunidade, deve ser redescoberta e preservada. É uma forma de reafirmar nossa fé e pedir a intercessão dos Santos Reis”, afirmou. 

Na nossa Diocese de São Luísde Montes Belos, a Missa da Epifania do Senhor foi realizada ontem nas diversas paróquias. Hoje, 6 de janeiro, ocorre a tradicional chamada da bandeira, reunindo foliões em festas marcadas pela alegria, partilha e fartura.

Ouça o trecho da entrevista do padre a seguir. Foto: Montagem RDR – Simões Filho