Treinamento em Iporá ensina técnicas para recuperar nascentes secas devido à estiagem prolongada
Iporá, GO – Diante da seca crescente nos últimos anos, proprietários rurais da região Oeste de Goiás estão se mobilizando para recuperar nascentes secas em suas propriedades. O Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia organizou um treinamento em parceria com o SENAR, contando com a expertise do Engenheiro Florestal Geovane Antônio de Souza.
A estiagem prolongada tem afetado gravemente a região, com cursos de água antes abundantes secando. Em 2024, muitas cidades enfrentaram falta de água. Para reverter esse cenário, os produtores rurais estão buscando soluções.
“Com investimentos, técnica e paciência, é possível recuperar uma nascente”, afirma Geovane Antônio.
O treinamento contou com uma abordagem prática e teórica, incluindo estudo topográfico, curva de nível e apresentação de espécies indicadas para o plantio.
Nilton Pereira, presidente do Sindicato Rural, destaca a importância de melhorar a qualidade de vida do homem do campo e beneficiar o cidadão urbano.
Iron Filho, Engenheiro Civil e membro da diretoria do Sindicato, defende que o produtor rural não deve ser visto como vilão, mas sim como parceiro na recuperação do meio ambiente.
Eric Batista, Advogado, empresário e produtor rural em Ivolândia, considera o treinamento fundamental. “É uma corrida contra o tempo, mas houve o despertar e o proprietário rural está aderindo”.
O treinamento é um passo importante para recuperar as nascentes e garantir a sustentabilidade do meio ambiente e da agricultura na região.