Representantes da Igreja Particular de São Luís participam de Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses

Escrito por em 17 de novembro de 2022

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu de 08 a 10 de novembro o primeiro Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses, em Brasília (DF). O evento foi destinado, exclusivamente, a advogados que atuam junto às dioceses. Nele foram tratadas as principais questões jurídicas que atualmente estão desafiando a missão desses agentes. Quase 200 representantes de diversas dioceses do Brasil participaram do encontro, inclusive os assessores jurídicos da Diocese de São Luís de Montes Belos, Lílian Faria e Alceni Filho. As temáticas abordadas foram: Relação Estado e Igreja; questão tributária; questões trabalhistas; questões urbanísticas; questão da personalidade jurídica das organizações religiosas; responsabilidade civil das organizações religiosas; relevância jurídica dos novos mecanismos de escrituração contábil; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – aspectos gerais de Interesse da Igreja, entre outros. Os representantes da Igreja Participar de São Luís, explicam no áudio abaixo, ao Aparecido Eterno e à Neide Lira, como foi o encontro e o que eles trouxeram dele para melhorar o funcionamento da parte jurídica de nossa diocese: