Servidores administrativos da UEG reivindicam Plano de Cargos e Remuneração

Compartilhe:

Os técnicos administrativos da Universidade Estadual de Goiás – UEG, estão realizando um dia de paralisação de suas atividades neste 31 de março 2025. Em todos os câmpus, unidades e departamentos da reitoria da UEG está havendo uma mobilização dos servidores administrativos em prol da aprovação do PCR – Plano de Cargos e Remuneração dos técnicos. Os manifestantes que moram na Região Oeste de Goiás enviaram para a Rede Diocesana a seguinte nota:

“Os técnicos da Universidade Estadual de Goiás, realizaram hoje, dia 31/03/2025, uma Paralisação Geral em suas atividades, em prol da aprovação do Plano de Cargos e Remuneração da Categoria.

O ato principal teve início no Campus CET (Anápolis) e seguiu para o auditório da Reitoria, com a participação de mais de 200 técnicos.

Ações similares estão acontecendo em todos os câmpus e unidades da UEG, nas 39 cidades onde a UEG se faz presente, com a adesão de todos os técnicos, e apoio de docentes e discentes.

O objetivo da manifestação é externalizar a insatisfação da categoria pelo andamento das negociações, pois, segundo a SEAD, a aprovação do novo plano de carreira não poderá ter nenhum impacto financeiro, o que vai na contramão do que já foi realizado em outras carreiras.

Na última sexta-feira, 28 de março, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou ao Grupo de Trabalho que participa das negociações, que o Estado de Goiás não possui reserva orçamentária para avanço de nenhum plano de carreira, porque as projeções de receita do estado para 2026 e 2027 atingem o limite prudencial definido em lei e, por isso, não haverá plano de carreira e remuneração (PCR) dos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a não ser que não haja impacto orçamentário.

O Plano de Cargos e Remuneração dos Técnicos da UEG tem por premissa a valorização profissional da categoria, que é a única categoria técnica das universidades públicas do Brasil que ainda não conta com um plano específico.

Em síntese o Plano prevê a Reestruturação da carreira, com definição das atribuições de cada cargo, o Reconhecimento da titulação como critério de evolução funcional e remuneratória, a previsão de afastamento para qualificação do corpo técnico, criação de incentivos para permanência e fixação de servidores, possibilidade de implementação de sistema de teletrabalho e instituição de requisitos para a evolução funcional, por meio de promoção e progressão, entre outros.

Há previsão de realização de uma Assembleia Geral Extraordinária da categoria, convocada pela Associação que representa os técnicos, para deliberação sobre os próximos atos. A reunião está agendada para o dia 03/04/2025, com local e horário a ser definido no edital de convocação.”