SEMAD Realiza Série de Atividades em Unidades de Conservação em Goiás

Eventos Promovem Sustentabilidade e Engajamento com a Natureza
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está desenvolvendo uma série de atividades simultâneas em oito unidades de conservação administradas pelo Governo de Goiás. A ação, que começou no sábado, dia 20, e vai até o dia 28 de julho, visa promover o engajamento da população com a natureza e a sustentabilidade.

Diversidade de Atividades
Durante esse período, estão sendo realizadas diversas atividades, como corridas, cavalgadas, observação de pássaros, caminhadas e passeios com idosos. Esses eventos estão ocorrendo em seis parques estaduais, com a Semad e o projeto ‘Óia Passarinhar’ organizando grupos de observação de pássaros, uma atividade que vem ganhando popularidade no estado.

Riqueza da Avifauna Goiana
De acordo com a Semad, Goiás possui cerca de 610 espécies de aves, distribuídas em suas diversas fitofisionomias. A diversidade de aves em todo o território goiano é significativa, e a observação de pássaros é incentivada para estimular as pessoas a visitarem novos parques e conhecerem novas espécies.

Atividades Realizadas
No sábado, dia 20, ocorreu uma caminhada pelas trilhas do Peba e Quati, no Parque Altamiro de Moura Pacheco. No domingo, dia 21, o Parque Estadual da Serra de Jaraguá sediou uma caminhada que saiu da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Jaraguá, percorrendo 6 km até a Cachoeira da Preguiça, onde os participantes puderam desfrutar de um banho, piscina de água corrente e um lanche na sede do parque.
Outras atividades do dia incluíram uma caminhada no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, uma corrida no Parque Altamiro de Moura Pacheco e um passeio com idosos no Parque dos Pireneus.

Observação de Pássaros
Os grupos de observação de pássaros foram reunidos nos parques estaduais Águas do Paraíso (Alto Paraíso), do Araguaia (São Miguel do Araguaia) e na Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João (cidade de Goiás), com início às 7h da manhã.

Encerramento das Atividades
No dia 28 de julho, haverá uma cavalgada ecológica no Parque da Mata Atlântica, em Água Limpa de Goiás, além de observação de pássaros nos parques dos Pireneus (Pirenópolis), Mata Atlântica e Altamiro de Moura Pacheco (Goiânia). Essas atividades destacam o compromisso da Semad em promover a conscientização ambiental e a interação sustentável com a natureza.