Previsão aponta possibilidade de pancadas de chuva em Goiás nesta segunda-feira

Compartilhe:

Frente fria que vem do Mato Grosso do Sul pode provocar mudanças no clima em parte do estado goiano

O boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê pancadas de chuva e rajadas de vento isoladas para o extremo sudoeste goiano nesta segunda-feira (16). Na região, as temperaturas devem variar entre 18ºC e 37ºC, com a umidade relativa do ar oscilando de 12% a 65%.

No entanto, em Goiânia, a previsão é de tempo seco, sem expectativa de chuvas significativas. As temperaturas devem continuar elevadas, com máxima prevista em torno de 35ºC e umidade do ar variando entre 15% e 30%, mantendo o alerta para os riscos de baixa umidade.

A mudança climática no sudoeste de Goiás, de acordo com o Cimehgo, será influenciada pela passagem de uma frente fria por Mato Grosso do Sul, que pode atingir essa parte do estado, provocando precipitações e ajudando a amenizar a baixa umidade do ar. No entanto, essa frente fria não deve afetar a capital goiana, onde o tempo seco permanece predominante.

O município de Mineiros, no sudoeste, é um dos destaques da previsão, com expectativa de 2,0 milímetros de chuva. Já as temperaturas em Mineiros devem oscilar entre 19ºC e 34ºC, com umidade variando de 20% a 65%.
Além de Mineiros, outras cidades no sudoeste goiano com chances de chuva incluem Acreúna, Jataí, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, e mais.

Mesmo com a previsão de chuvas isoladas no sudoeste, o Cimehgo alerta para o risco de incêndios em vegetações em todo o estado, incluindo a capital. O órgão reforça a necessidade de conscientização ambiental para evitar queimadas, prática que é comum nesta época e causa prejuízos tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Fonte: https://curtamais.com.br/goiania/ Por Thaís Muniz