Cidade de Goiás recebe Caminho de Cora e restauro da Igreja São João Batista

Compartilhe:

A cidade de Goiás sediou nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a última visita da edição especial e itinerante do Goiás Social no Caminho de Cora. A primeira-dama e coordenadora do programa, Gracinha Caiado, anunciou no final do mês de outubro que 11 municípios e povoados, localizados nos 300 quilômetros da rota turística. O encontro foi no antigo Arraial do Ferreiro aonde, na oportunidade, foi a entregue a obra do restauro da Igreja São João Batista.

A intenção com esses encontros é impulsionar o turismo e a economia local e para isso, a cada encontro, participaram da iniciativa a Secretaria da Retomada para cadastrar os pequenos produtores e empreendedores no programa Impulso Go Pequenas Empresas. A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) responsável pelo atendimento e orientação para denúncias de violência doméstica, a Secretaria de Estado da Cultura com uma gibiteca. Além de entrega de cartões de benefícios sociais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), como o Dignidade e Mães de Goiás.

Quem recebeu a visita itinerante também teve mapeada as necessidades locais, como fichamento no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, registro civil, carteira do autista, passe livre para pessoas com deficiência (PcD) e passaporte para idosos.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou um mapeamento de necessidades de cadeira de rodas e de banho, muleta, colchão, andador, fralda descartável, entre outros itens. A GoiásFomento fez atendimento para obtenção de crédito e orientação para utilização dos cartões sociais. O Sebrae Goiás ofertou consultoria e o Senar Goiás abordou o tema Turismo Rural.

A Igreja

O restauro da igreja faz parte do projeto Fé, Religiosidade e Devoção, da Secult, que investe na preservação de igrejas históricas em todo o estado.

Com investimento de R$ 2,2 milhões do Tesouro Estadual, os serviços de reparo tiveram início em julho de 2023, com duração de 16 meses. Os trabalhos na edificação incluíram a restauração do altar-mor, forros, pisos, revisão da cobertura e dos sistemas elétricos, acessibilidade, arqueologia, entre outras intervenções necessárias.

A secretária de Cultura, Yara Nunes, fala um pouco sobre o restauro da igreja e sobre o Caminho de Cora. Veja áudio abaixo com a repórter Carla Gomes.