Universitários debatem em Iporá Pedagogia do Oprimido

Escrito por em 18 de outubro de 2019

O Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás realizou no dia de ontem (17/10/2019) o evento para a discussão da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. O evento (itinerante) é uma proposta do Grupo de Estudo Espaço, Sujeito e Existência – Dona Alzira vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais – IESA/UFG.

O Auditório do IF Goiano – Câmpus de Iporá ficou lotado com alunos da Universidade Estadual de Goiás, do IF Goiano e de pessoas da comunidade de Iporá interessadas na temática. O professor Eguimar Felício Chaveiro apresentou o projeto de leituras caminhantes e a motivação para a realização do evento.

Entre os debatedores, Prof. Fernando Uhmann – do IF Goiano – Câmpus Rio Verde – caminhando pela plateia apresentou o Educador Paulo Freire através de uma entrevista concedida a Universidade de São Paulo e discorreu sobre o seu método de alfabetização, provocando o público com temas/palavras geradoras. A Profa. Josy Dayanny Alves – Doutoranda em Geografia pelo IESA/UFG aprofundou as discussões apontando quem são os oprimidos em nossa sociedade – citou inúmeras passagens da obra e a dedicação do Educador Paulo Freire em descrever que são os oprimidos e opressores nas primeiras 94 páginas do livro. Profa. Josy fez um paralelo com o nosso tempo, focando na discussão de gênero e raça em nossa sociedade. Profa. Marilda Lima da UEG/Câmpus de Iporá abordou os problemas da educação básica e a nossa distância de Paulo Freire na alfabetização e formação de nossas crianças. Citou a responsabilidade que é imposta aos nossos alunos das escolas públicas através de exames de avaliação – o estado coloca no aluno a responsabilidade do sucesso e/ou fracasso da escola.

Após as brilhantes apresentações foi a vez do público se manifestar, a noite se tornou curta para tantas indagações – Paulo Freire vive entre nós através do legado de sua obra – de sua filosofia e interpretação da sociedade e de seu método de alfabetização.

Nós do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Estudo Espaço Sujeito e Existência – Dona Alzira – mais uma vez levamos para a sociedade de Iporá e Região uma importante discussão dos temas atuais – a desigualmente social que aumenta no Brasil é uma das referências freirianas em relação ao opressor e oprimido.

Agradecemos o importante apoio ofertado pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Iporá, do IF Goiano – Câmpus de Iporá, Do Oeste Goiano – Jornalismo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás – SINTEGO.

Colaboração Professor Valdir Specian

Geografia/UEG –