Após um período de afastamento, os Guardas Civis Municipais (GCM) de Palestina estão prontos para retomar suas atividades regulares. O comandante da Base da GCM de Palestina compartilhou informações sobre o retorno ao trabalho e abordou as demandas enfrentadas pela equipe dentro do município. Em 30 de janeiro, a base dos Guardas foi reaberta, marcando o reinício das operações.
Em uma entrevista, o Comandante Everton destacou que a companhia esteve empenhada diariamente na proteção da população de Palestina. A GCM está concentrando esforços nas escolas, implementando o programa “Escola Mais Segura” com atenção especial aos alunos das unidades escolares locais. Além disso, a GCM está realizando ações preventivas para combater a perturbação do sossego, um desafio significativo na cidade. Everton enfatizou que a Guarda Civil Municipal de Palestina está sempre pronta e preparada para atender às demandas da população, incentivando o uso do número 153 para denúncias.
No final de 2023, sete membros da GCM foram alvo de uma operação da Polícia Civil durante a operação “Ipso Facto”, que visa investigar crimes de tortura, disparo de arma de fogo, fraude processual e lesão corporal. Um incidente em março de 2022, no qual um jovem foi agredido em local público pelos guardas, desencadeou a operação. O jovem relatou em depoimento à polícia que a guarda pretendia prendê-lo, alegando que ele estava embriagado. Outra denúncia envolve um adolescente que teria sido empurrado e derrubado da moto durante uma abordagem.
Fonte: Comunicado Oficial da GCM de Palestina