Com o objetivo de se consolidar como pré-candidato à Presidência da República em 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), intensificou sua movimentação política em nível nacional. Apostando em um discurso técnico, moderado e focado em resultados, o gestor goiano iniciou uma série de viagens estratégicas pelo Nordeste, começando pela Bahia, para aumentar sua visibilidade e ampliar sua base de apoio fora do Centro-Oeste.
Com um discurso centrado em resultados na área da segurança pública e gestão administrativa, Caiado aposta em sua experiência como médico, parlamentar e gestor estadual para se apresentar como alternativa viável a uma terceira via — distante tanto do lulismo quanto do bolsonarismo.
Internamente, o maior desafio de Caiado está dentro do próprio partido. O União Brasil ainda não definiu seu posicionamento para 2026. Uma ala está alinhada com o governo federal, inclusive com cargos em ministérios. Outra tende a apoiar nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Já a terceira — onde está Caiado — defende candidatura própria e vê no governador de Goiás um nome técnico, moderado e com capacidade de diálogo.
Além de buscar apoio popular em outras regiões do país, o giro pelo Nordeste também tem como função sinalizar força dentro da legenda e conquistar a confiança de lideranças partidárias. A avaliação de aliados é que, quanto mais conhecido Caiado se tornar nacionalmente, maiores serão suas chances de unificar o União Brasil em torno de sua candidatura.
Informações – Jornal Opção
