O 43º batalhão de Polícia Militar situado em São Luís de Montes Belos e conhecido como Batalhão Montes Belos acaba de completar 2 (dois) anos de criação. O batalhão substitui a 20ª Companhia Independente, e com isso veio uma maior estrutura, a começar pelo comando que passou a ser de um oficial de patente superior.
Coronel Sandro Mendonça, Comandante do Batalhão Montes Belos, destaca ações pontuais que segundo ele ao longo desses dois anos tem sido diferencial do trabalho da polícia. Um deles é o fortalecimento do trabalho de inteligência policial, o que permite aos agentes se anteciparem a muitas situações, entre elas tirar de circulação vários suspeitos ou pessoas com mandado de prisão em aberto. Outros avanços são os treinamentos técnicos e operacionais realizados constantemente pelos policiais da área.
O Grupo de Patrulhamento Tático também passou por uma melhor preparação e fortalecimento. O comandante também destaca ações de desarticulações de quadrilhas como a de furto e roubo de camionete, e de disputa de espaços por faccionados.
O Batalhão tem como área de atuação as cidades de São Luís de Montes Belos, Paraúna, Firminópolis, Turvânia, Palminópolis, Aurilândia, Ivolândia, Moiporá, Cachoeira de Goiás e São João da Paraúna.
Apesar dos avanços, Cel. Sandro destaca a necessidade de mais efetivo; já que muitos dos policiais estão indo para a reserva. Só nesse ano de 2022, o número deve chegar a 16 e com isso sobrecarrega de forma considerável os policiais da ativa. Apesar disso o comandante acredita que essa situação deve ser resolvida logo.