Prefeito de Iporá, Naçoitan Araújo Leite (PSDB) prevê um caos administrativo caso 540 funcionários públicos do município consigam na justiça o direito de receber uma reposição salarial negada pelo então Prefeito José Antônio da Silva Sobrinho (PMDB) em 2009. A ação intermediada pelo SINDIPORÁ (Sindicado dos Servidores Públicos de Iporá) caso tenha uma decisão favorável poderá bloquear recursos e parar tudo, teme o prefeito.
Advogada Vanessa Costa, assessora jurídica do município defende que a situação já está resolvida, houve um mandado de injunção em que foi acordado entre o município de Iporá e o sindicato dos trabalhadores que essa perda salarial, 11.22% de 2009 a 2010 seria paga em parcelas de 300 mil reais, o que está sendo feito com a autorização dos vereadores. Mas apesar disso os servidores foram incitados a ingressar na justiça, e a situação pode ter complicações.
A advogada Vanessa Costa acredita que consegue contornar essa situação, para tanto contratou uma equipe de peritos em contabilidade para uma resposta a uma possível decisão desfavorável.
Eis parte da nota desesperadora do Prefeito Naçoitan Leite
O SINDICATO dos trabalhadores da prefeitura, está querendo cobrar da prefeitura uma dívida que começou em 2009, o valor será em torno de 16.000.000 .00 (dezesseis milhões de reais), fizemos uma negociação com sindicato de um valor que Sr José Antônio não pagou no valor de aproximadamente 13.000.000.00 treze milhões de reais que estamos pagando 300.000.00 (trezentos mil reais) por mês, em 4 anos e estamos pagando em dia. Agora com mais esse absurdo a prefeitura de Iporá não dá conta de cumprir com mais esse valor, por isso quero informar a todos vocês, vai quebrar a prefeitura e o IPASI (Instituto de Previdência Social de Iporá).