Monjas passionistas deixam a Diocese

Depois de 24 anos de presença na Diocese de São Luís de Montes Belos, as monjas passionistas voltam, neste domingo, 25, para sua casa principal, em São Carlos – SP.

Elas chegaram ainda no episcopado de Dom Washington Cruz, da mesma congregação, e foram durante essas quase duas décadas e meia um sinal de Deus que chama a vocações específicas de entrega e contemplação, mantendo vivo na Igreja diocesana um testemunho de quem vive somente do “único necessário”, o próprio Cristo.

As monjas passionistas deixam a Diocese pelo fato de, mesmo depois de tantos anos de presença em nossa região, não haver surgido nenhuma vocação para a vida contemplativa entre nossas jovens. Esse foi um ponto assinalado no comunicado que fizeram a respeito de sua saída.

Outro ponto que pesou para a tomada dessa decisão foi devido à diminuição do número de monjas nas duas casas, por diversas razões, o que tornou inviável manter ambas funcionando independentemente.

Dom Carmelo, em nome de toda a Diocese, agradece às monjas passionistas pelos anos de dedicação e serviço à Diocese. Já estão sendo procuradas novas congregações de vida contemplativa, portanto, há esperança que logo teremos uma nova comunidade para manter vivo em nosso meio esse modo de vida tão importante para o dinamismo da própria Igreja.