Diocese de São Luís representada no 38º Encontro Regional de Presbíteros

Entre os dias 26 a 29 de agosto, aconteceu em Rubiataba, o 38º Encontro Regional dos Presbíteros do Regional Centro-Oeste. Nossa Diocese foi representada por 5 padres: Pe. Nilton José Novato, pároco da Catedral São Luiz Gonzaga; Pe. José Moreira, pároco da Paróquia São Sebastião de Palmeiras de Goiás; Pe. Welliton Elias, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Palmeiras de Goiás; Pe. Márcio Jean, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Nazário e Pe. Carlos Gouvêa, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Caiapônia.

O 38º Encontro Regional de Presbíteros promovido pela Comissão dos Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB teve como tema “Presbítero: comunhão e missão” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Participaram 50 padres das várias dioceses do regional.

A assessoria do encontro ficou por conta do padre Dr. Anselmo Matias Limberger, da Diocese de Santo Amaro (SP). Ele comentou em entrevista que o tema proposto está em sintonia com o mesmo tema do Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em maio de 2020. Para falar aos padres do Regional Centro-Oeste, padre Anselmo buscou fundamentação na Palavra de Deus e nos textos patrísticos sobre o ministério presbiteral. “Percorrendo a história da Igreja percebemos as diferentes tônicas que são colocadas no ministério e na vida do presbítero”, disse.

Ele destacou que o Concílio Vaticano II retoma no Decreto Presbyterorum Ordinis, o Ministério e a Vida, e lança luzes para uma teologia madura que vai aparecer na Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis de São João Paulo II e também no Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros. “Diferentes temas são refletidos e percebemos hoje como o presbítero amadureceu na compreensão trinitária, cristológica, eclesiológica e pneumatológica do ministério presbiteral, bem como no ministério exercido em comunhão com o bispo na Igreja local”, explicou.

O assessor também enfatizou que cada padre com seu dom e carisma enriquece a totalidade da Igreja na sua função ministerial de anunciar a palavra de Deus para o povo celebrando os mistérios, os sacramentos, a centralidade da eucaristia e também levando a vida espiritual à vida plena. Padre Anselmo apontou que o foco do encontro foi “Presbítero: comunhão e missão”, mas ressaltou que o evento também lançou um olhar sobre a vida do presbítero. “Lançamos um olhar sobre a vida do presbítero buscando refletir sobre um projeto de santidade que está bem presente no capítulo 3 da Pastores Dabo Vobis, que convida o padre a viver santamente seu ministério junto com o povo e o presbitério na Igreja local”, concluiu.

Nesta quinta-feira (29) foi eleita a nova coordenação da Comissão de Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). É o novo coordenador para os próximos quatro anos, o padre André Luís do Vale, do Clero da Diocese de Uruaçu (GO). A eleição aconteceu durante o 38º Encontro Regional de Presbíteros, que aconteceu de 26 a 29 de agosto, em Rubiataba (GO). Foram eleitos ainda o padre Márcio Jean (vice-presidente), da Diocese de São Luís de Montes Belos; o padre José Adeenes (1º secretário), da Diocese de Uruaçu; o padre Rogério (2º secretário), da Diocese de Anápolis; o padre Moisés (ecônomo) da Diocese de Luziânia. Para o Conselho Fiscal foram eleitos ainda o padre Frederico, da Diocese de Formosa, e o padre Júlio, da Arquidiocese de Brasília, e o padre Emídio, do Ordinariado Militar do Brasil.

Informações coletadas em: https://www.cnbbco.com/pastorais/comissao-dos-presbiteros/item/1185-eleita-nova-coordenacao-da-comissao-regional-de-presbiteros-para-os-proximos-quatro-anos#.XWgvdShKjIV