Prefeito de Iporá tem decreto de prisão expedido em dia de celebração pelos 75 anos da cidade

Neste domingo, 19 de novembro 2023, data que marca os 75 anos de emancipação política de Iporá, no oeste de Goiás, a Justiça decretou a prisão do prefeito Naçoitan Leite. O gestor municipal é suspeito de invadir a residência de sua ex-companheira na última sexta-feira, em um episódio que ganhou repercussão nacional e foi destaque nos principais meios de comunicação do país.

O caso foi amplamente exposto na TV e nas redes sociais, com imagens que mostram o momento em que a caminhonete conduzida por Naçoitan Leite derruba o muro da casa. Segundo informações da Polícia Civil, o prefeito tentou adentrar o quarto onde se encontrava sua ex-companheira, Hayssa Haytt, e seu atual namorado. Não conseguindo abrir a porta, ele teria disparado pelo menos 15 vezes contra o imóvel.

A polícia confirmou que Hayssa Haytt estava acompanhada de seu atual parceiro, indicando que os dois estão em um relacionamento após a separação de Naçoitan Leite e Hayssa Haytt há dois meses. A recusa em aceitar o fim do relacionamento teria motivado a ação violenta do prefeito. O delegado responsável pelo caso representou pela prisão preventiva, e o Poder Judiciário expediu o mandado. Apesar da tentativa de habeas corpus pela defesa, este foi negado o pedido liminar, e Naçoitan Leite é considerado foragido.

Agora o pedido de liberdade por meio do habeas corpus terá o andamento normal, com a manifestação da Procuradoria do Ministério Público, e depois marcar data para julgar e decidir sobre a liberdade, que ainda caberá recursos.

O gestor municipal deve responder pelo crime de tentativa de homicídio. A Rede Diocesana de Rádio (RDR) entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, que informou que a situação está sendo analisada. Na manhã do dia 20/11, membros do primeiro escalão do executivo se reuniram para discutir a situação, mas até o momento, nenhuma declaração oficial foi emitida. O celular do prefeito Naçoitan Leite encontra-se desligado.