Nove cidades foram inseridas, totalizando 97 municípios. Além de Israelândia, também passam a integrar o mapa São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo.
A Goiás Turismo divulgou, semana passada, a atualização deste ano do Mapa do Turismo do Estado, que passa a contar com 97 municípios. Entraram no radar da agência e do Ministério do Turismo (Mtur) as cidades de Israelândia, São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo.
Para entrar no Mapa do Turismo é preciso cumprir alguns critérios obrigatórios. O município pretendente deve, por exemplo, possuir órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo; destinar dotação para a área na lei orçamentária anual; ter um Conselho Municipal de Turismo ativo (que reúna representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor), entre outros.
“O mapa do turismo faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Mtur e configura-se em ferramenta estratégica importante para o desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas do setor”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, ao ressaltar que o volume de atividades turísticas em Goiás subiu 10,8% em abril, a maior alta registrada no país para o período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O secretário de Turismo de Israelândia, Danilo Papel, afirma que com a inserção no Mapa do Turismo o município terá oportunidade de explorar esse potencial da cidade e, consequentemente, incrementar a economia local. “Fazendo parte do Mapa Turístico podemos explorar muitas coisas dentro do nosso município. Desde o turismo culinário, já que somos uma região de pequi, ao turismo de belezas naturais como o nosso Rio Claro, cartão postal da cidade. São várias coisas que podemos explorar e participar do mapa estadual e nacional vai impulsionar esse potencial”, destacou.
A Região Turística que mais ganhou municípios foi a Agroecológica, localizada na região Oeste do Estado, com a inserção de três localidades: Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás. A região tem exemplos marcantes como Rio Verde, com a Rota do Agro; Jataí, com suas águas quentes; Paraúna, com a vitivinicultura e o ecoturismo; além de Jandaia, com o turismo de aventura e o Circuito de Parapente.
Os 97 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro – Goiás estão divididos em 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia.
O novo mapa teve uma mudança registrada de nome: a região Pegadas no Cerrado passa a ser região Agroecológica.
Legenda: Evento Bóia Cross que aconteceu no dia 6 de julho é um dos atrativos turísticos da cidade de Israelândia
Crédito: Secretaria de Turismo de Israelândia / Divulgação
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias








