O cartão postal de Iporá e um dos principais pontos de visitação pública da cidade, o Morro do Macaco, está em chamas. De acordo com informações de proprietários rurais, o incêndio teria sido provocado pelo rompimento de cabos de energia da concessionária Equatorial Goiás.
O incidente ocorreu na segunda-feira, 5 de agosto, conforme relata Aristeu Afonso, proprietário de uma fazenda próxima. Ele contou que estava almoçando, por volta do meio-dia, quando ouviu um estrondo. Ao verificar, percebeu o início do incêndio, que, segundo ele, não se limitava a um único local, mas estava se espalhando rapidamente por várias áreas. O fogo rapidamente se alastrou, atingindo sua propriedade e queimando toda a pastagem, afetando também outros vizinhos.
O tenente Kazaé, subcomandante do Corpo de Bombeiros da 13ª Companhia Independente, informou que a corporação está monitorando o incêndio para evitar sua propagação.
A Equatorial Goiás, por sua vez, afirmou que ainda não está certa se o rompimento dos cabos de energia foi a causa do incêndio. Segundo Tiago Cordeiro Orgado, gerente de Obras e Manutenção da concessionária, uma perícia será necessária para determinar a causa do incidente.