Acidente com Amônia no Frigorífico Beef Master de Iporá afeta 9 trabalhadores

Compartilhe:

Um vazamento de amônia no Frigorífico Beef Master de Iporá resultou em um incidente deixando dois funcionários em estado com problemas sérios de saúde e contaminando outros sete. A notícia, inicialmente divulgada nas redes sociais, foi posteriormente confirmada por nossa equipe de reportagem, que entrou em contato com o comandante da 13ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, o Major Rafael Alessandro Gonçalves Gomes.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incidente ocorreu por volta das 11h30 durante uma manobra no sistema de refrigeração do frigorífico. Durante a operação, uma tubulação se rompeu, resultando na liberação da amônia. Um dos funcionários foi atingido pela mangueira da tubulação, sendo exposto à amônia que vazou, o que resultou em queimaduras significativas e levou ao desmaio do trabalhador.

No total, nove funcionários foram afetados pelo vazamento, com dois deles em estado que requer mais atenção médica. Todos os afetados foram prontamente atendidos e transportados para o hospital, com o auxílio dos bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou por meios próprios. Antes de receberem tratamento médico, todos passaram por um procedimento de descontaminação por meio de banhos de mangueira.
O Tenente Kazaer é especialista nesse tipo de atividade, inclusive já fez um treinamento com o pessoal para lidar com esse tipo de situação, no relato dele que fez o atendimento, a mangueira atingiu o funcionário, liberando a amônia a uma temperatura extremamente baixa, causando queimaduras em seu braço, axila e peito. Além disso, outro funcionário inalou uma grande quantidade de gás e desmaiou no local. No entanto, sete outros funcionários foram expostos ao gás em menor quantidade e por um período de tempo mais curto.

Para resgatar os funcionários que foram diretamente afetados pela amônia e pelo gás, um terceiro funcionário vestiu um traje de proteção de nível A. No entanto, ao sair das instalações da empresa, esse terceiro indivíduo também passou mal. Quando os bombeiros chegaram ao local, todos os funcionários já haviam sido evacuados da área de vazamento.