Governo de Goiás antecipa vacinação contra a febre aftosa
Escrito por redacao on 9 de abril de 2020
A primeira etapa da Campanha contra a Febre Aftosa, foi antecipada para o próximo dia (20), de abril, em todo o Estado de Goiás. Com isso o prazo de vacinação será maior, já que ocorrerá até (31) de maio.
A autorização foi dada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, após solicitação do Governador Ronaldo Caiado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), e Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Nesta etapa de abril/maio, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos de todas as idades, rebanho estimado pela Agrodefesa em 22 milhões de cabeças. no município de Caiapônia deverão ser imunizadas mais de 400 mil cabeças.
A antecipação é que com o prazo maior para imunização, não haja aglomeração de produtores nas lojas agropecuárias, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Durante o período de vacinação dos animais contra a aftosa, os produtores do município de Caiapônia terão de imunizar bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos também contra a raiva, Caiapônia está entre os 121 municípios considerados de alto risco para a doença no Estado de Goiás, conforme definido na Instrução Normativa nº 2/2017.
Para está primeira vacinação, os criadores que deixarem de vacinar o rebanho contra aftosa e raiva, ficam sujeitos a multas de R$ 7,00 por cabeça não vacinada, e para aqueles que vacinarem, mas não fizerem a declaração da vacinação e também do rebanho, serão penalizados com multas de R$ 300,00 por propriedade não declarada.
Reportagem: Guinther Rodrigues dos Santos DRT/GO 1654 – Rádio Serra Azul