A partir de um artigo da coordenadora regional da Anec (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), Tatiana Santana, acerca dos desafios na educação permissiva, a RDR resolveu promover uma discussão sobre o tema. O artigo da educadora diz que a educação permissiva, aplicada em casa por muitos pais, está causando sérios desafios para os professores em sala de aula.
Segundo Tatiana, educadores atribuem este caos à educação indulgente, uma aplicação malsucedida da educação positiva que está em voga nas redes sociais. Esta abordagem promove o respeito, diálogo e negociação na educação dos filhos, sem autoritarismo. No entanto, na prática, muitos pais acabam permitindo que as crianças tomem todas as decisões, sem fornecer a orientação e os limites necessários. Para os professores, essa tentativa de camuflar as regras está inviabilizando o trabalho dos educadores.
A coordenadora da Anec cita exemplos em que os pais, em vez de simplesmente dizerem João, é hora de almoçar, perguntam João, você prefere almoçar com o garfo amarelo ou com o azul? Se em casa, a criança não sabe mais o que é regra e o que é autoridade, não vai entender que existem normas e que os adultos são responsáveis por ela. Ouça o que o bispo, dom Lindomar Rocha disse no Jornal RDR sobre essa questão.