Educação, prazo final de matrícula é domingo

Compartilhe:

A Secretaria de Educação em Goiás está encerrando o prazo para solicitação de matrículas na rede estadual. O período, iniciado em 13 de novembro, finaliza-se no domingo, dia 3 de dezembro. Após a matrícula, é necessário confirmá-la, o que deve ser feito de 11 a 15 de dezembro.
Para efetuar a matrícula, o interessado precisa acessar a página matricula.go.gov.br e preencher o cadastro com nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço completo e telefone para contato, CPF do aluno ou responsável, curso, série e turno desejado, além de indicar 3 opções de escolas e apresentar o certificado de vacinação atualizado.
As escolas regulares funcionam nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª a 3ª série) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com a assessoria de comunicação da SEDUC, houve investimento na infraestrutura escolar, com reformas e equipamentos, incluindo lousas digitais e laboratórios móveis de informática. Os alunos receberão uniforme, kits de materiais escolares e merenda escolar. Há também Escolas de Tempo Integral com 9 ou 7 horas de duração, oferecendo três refeições diárias, aulas diversificadas e atividades práticas. No ano letivo de 2024, 12 dos 252 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) oferecerão Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O programa GoiásTec adota um modelo de mediação tecnológica com a mesma carga horária do Ensino Médio. Salas de aula estão equipadas para acesso a aulas transmitidas via satélite, acompanhadas por um professor mediador. Esse mediador auxilia os educandos e garante a comunicação deles, via chat, com o professor no estúdio de gravação.
Outra opção é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponível a partir dos 15 anos de idade, de forma presencial ou à distância (EJATec). A 1ª etapa abrange o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a 2ª etapa inclui os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), e a 3ª etapa corresponde ao Ensino Médio (1ª a 3ª série). Para participar do ensino fundamental e médio, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade. O EJATec semipresencial tem 80% das aulas na plataforma Moodle online e 20% presenciais para avaliações e plantão de dúvidas. Todo o material didático é fornecido com mediação pedagógica dos professores, abrangendo 42 polos, incluindo um em Iporá e outros 35 municípios goianos.
Em Goiás a SEDUC é organizada em 40 regionais.

Coordenadora Regional de Educação em Iporá, Regiane Candido da Silva Barbosa para Amorinópolis, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Israelândia, Jaupaci, Iporá e Palestina de Goiás.
Ela explica que é exigido o certificado de vacina, mas quem não tiver tem prazo pra isso, ninguém vai ficar sem estudar. Caso não tenha, o pai ou responsável terá 30 dias após o inicio das aulas para regularizar a situação.

Regiane Candido coordenadora regional de educação Iporá