Após 15 mil pessoas testadas, ações intensificam atendimento para doença de Chagas em São Luís de Montes Belos

Compartilhe:

Município goiano registrou 247 diagnósticos positivos e 191 exames pendentes; ações especiais ocorrem até 14 de novembro

Até sexta, 14 de novembro, São Luís de Montes Belos receberá diversas ações da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o projeto IntegraChagas Brasil (Ministério da Saúde / Fiocruz) para atender pessoas com doença de Chagas. Entre as iniciativas, está o “Dia D de Chagas, que busca agilizar a detecção e o tratamento da doença que já afeta 247 pessoas no município.

No Dia D de Chagas, que ocorrerá de forma itinerante nas unidades de saúde da cidade, a população terá acesso gratuito a testagem rápida para quem ainda não fez, exames de sorologia e eletrocardiograma, além de consultas médicas, prescrição de medicamentos e outros procedimentos.

Confira a agenda de ações:

  • 12/11 (quarta): UBS Dona Luzia a partir de 13h
  • 13/11 (quinta):
    • UBS José Nascimento a partir de 8h
    • UBS Cantinho da Esperança a partir de 13h
  • 14/11 (sexta):
    • UBS Boanerges Caires a partir de 8h
    • UBS Jonas Manuel a partir de 13h

191 ainda não confirmaram

Os dados locais revelam um cenário que demanda atenção: entre os 15.330 testes rápidos realizados, 100 homens e 147 mulheres receberam diagnóstico positivo. Contudo, 191 pessoas que fizeram o teste rápido receberam o resultado positivo ou inconclusivo e necessitam realizar exame de confirmação, a sorologia. Até lá, elas continuam sem saber se vivem com doença de Chagas ou não.

As ações da Secretaria Municipal de Saúde e o projeto IntegraChagas Brasil visam diminuir esse número de exames pendentes, para reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. “Cada dia sem tratamento representa risco de agravamento da doença. Estamos criando pontes entre a população e o cuidado adequado”, explica Alberto Novaes, coordenador do projeto.

Sobre o projeto

O IntegraChagas Brasil é um projeto do Ministério da Saúde financiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto tem como objetivo ampliar o acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento da Doença de Chagas no âmbito dos serviços de atenção primária e integração de ações com os serviços de vigilância em saúde, atuando em 5 cidades do Brasil consideradas endêmicas. São Luís de Montes Belos está entre elas, sendo a única do estado de Goiás a participar da iniciativa.

Foto: ipiracity