Current track

Title

Artist

Começou a vacinação contra aftosa e raiva

Escrito por em 1 de novembro de 2019

 

A agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os pecuaristas de Caiapônia e de todo o Estado de Goiás para a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa e raiva 2019, agendada para este mês de novembro. Em relação à raiva, os criadores de Caiapônia e de mais 120 municípios que possuem propriedades, classificados como de alto risco, devem imunizar também os equídeos, ovinos e caprinos com idade até 12 meses.

 A previsão é que sejam vacinadas nesta campanha, em Caiapônia mais de 400 mil cabeças de bovinos e no Estado de Goiás 10 milhões de cabeças. As vacinas já estão sendo vendidas nas casas agropecuárias credenciadas pela agência desde ontem (31).

Outro aspecto importante é que os produtores, mesmo que não tenham bovinos e bubalinos em idade de vacinação nesta etapa (zero a 24 meses), têm de declarar todo o rebanho existente na propriedade, incluindo outras espécies de animais de produção.

Outro ponto fundamental para a campanha deste ano é a informação obrigatória das coordenadas geográficas da propriedade a partir de hoje (1). Até porque o pecuarista só vai poder fazer a declaração de vacinação e também de todo o seu rebanho após informar as coordenadas geográficas da sua propriedade. Ela deve ser obtida no ponto de localização da sede da propriedade, no formato Latitude e Longitude (graus, minutos e segundos).

Também esta informação pode ser obtida in loco na propriedade, por meio de aplicativos de celular e aparelho de GPS, ou mesmo de programas/softwares como o Google Earth e o Google Maps, diretamente pela Internet.

 

Reportagem: Guinther Rodrigues dos Santos DRT/GO 1654 – Rádio Serra Azul


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist