Câncer de Pele, sociedade brasileira de dermatologia faz atendimento gratuito em Iporá

Escrito por em 27 de novembro de 2019

No mês de Dezembro a sociedade brasileira de dermatologia (SDB) realiza a campanha nacional de prevenção e combate ao câncer de pele, trabalho iniciado em 2014 intitulado de dezembro Laranja.

Em Iporá Goiás atemos uma profissional filiada a Sociedade Brasileira de Dermatologia, trata-se da médica Juliana Cunha. Ela optou por aderir essa campanha atendendo para avaliações gratuitas a pacientes que tenham lesões suspeitas de câncer de pele. O atendimento em dezembro será nas terças e quintas feiras pela manhã – das 8h às 11h avaliações gratuitas de pacientes pode ser agendado por telefone (64) 3674-4255 ou 98418 6708.

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele tem a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, a médica Juliana Cunha em entrevista à rede diocesana de rádio informou que o câncer de pele é o mais prevalente no mundo, representa 30 por cento de todos os tipos de câncer. O diagnóstico precoce dá possibilidade de um alto índice de cura explicou ela.

Nossa região Oeste de Goiás é de muita atividade agrícola, muita exposição ao sol, as pessoas estão mais suscetíveis a doença, principalmente as  de pela e olhos claros, as crianças que nasceram de cabelos vermelhos, os ruivinhos devem ter cuidados especiais. Mas todos, independente da cor e da atividade devem fazer uso do filtro solar, explica a médica, que já atendeu pacientes negros com câncer de pele. Ela Orienta  também cuidados com os vestuários, uso de chapéu e camisa de manga longa.

O Filtro solar deve ser reaplicado a cada três horas, mesmo se a pessoa está trabalhando, na roça, na construção civil, nunca se abster da proteção. Se tiver muito suor e sem condições de um banho, a médica orienta a se enxugar com uma toalha para reaplicar o filtro solar.

Reportagem: Pedro Claudio – DRT/GO 1538 – Rádio Rio Claro