Setembro Amarelo, é o mês de conscientização da Saúde mental e depressão

Compartilhe:

A depressão é uma doença que como todas as outras, precisa de um tratamento adequado. A falta de conhecimento sobre o transtorno e a falta de empatia por parte da sociedade fazem com que muitas pessoas sofram e não busquem ajuda.

Isso não significa fraqueza, cada pessoa têm uma realidade e histórico, por esse motivo cada história é única, valorize a sua e não sinta vergonha de procurar ajuda, isso é super normal e é um ato nobre assumir isso. O SUS oferece tratamento gratuito e especializado para todo mundo que precisar.

A depressão possui muitos sintomas, eles começam na mente com várias perguntas e afetam diretamente o corpo, porque nossa mente envia comando para o nosso corpo. Quando vamos andar por exemplo, nossa mente/cérebro envia as coordenadas para o nosso corpo de que ele precisa andar, ou seja, o segredo está na mente, proteja a sua contra os ataques diários.

Sintomas mais comuns:
– Fadiga ou perda de enegia;
– Alterações no sono, dormindo muito;
– Irritabilidade;
– Retraimento, se isola mais de tudo e todos;
– Pensamentos de morte (Um sentimento agoniante como se algo muito ruim fosse acontecer naquele mesmo momento);
– Ideação suicida.

MAS CALMA: Esses pensamentos de morte são atrelados a um nível maior de ansiedade, que geram sentimentos ruins e que acarreta em um futuro síndrome do pânico. Por isso precisamos entender o que sentimos, não silenciar nossos pensamentos. A verdade é que nenhum desses sintomas está relacionado a falta de vontade.

Algumas características são:
– Tristeza;
– Baixa Autoestima;
– Pensamentos negativos recorrentes;
– Desesperança e desespero.

Isso tudo acontece porque o nosso foco está naquela situação em questão, e quando mais pensarmos, maior se tornará diante dos nossos olhos; olhamos apenas para as circunstâncias atuais pelo excesso de coisas ou olhamos para o passado com algo que não ficou resolvido (e se não consegue resolver com pessoas, resolva com a sua consciência buscando tratamento no SUS) Fique tranquilo que essa tempestade vai passar.

Por isso que algumas pessoas não entendem, porque cada situação e realidade é diferente sob o ponto de vista de cada um. Não se preocupe se ninguém te entende, isso significa que essa pessoa olhou por outro lado; por isso é tão importante os profissionais da saúde.

Eles não te conhecem, e você terá um ouvido oculto para desabafar e esclarecer o motivo de muitas atitudes, pensamentos, resgatar algo que nem você lembrava e recuperar A ALEGRIA DE VIVER. Jesus morreu por você e ele te ama muito.

Se você percebeu esses sinais em você ou em alguém, não tenha vergonha, procure um tratamento.